Voltar

Notícias

28
dez
2021
(MADEIRA E PRODUTOS)
Conscientização ambiental e aumento do uso de madeira impulsionam o mercado de revestimentos

Os revestimentos de madeira ecológicos são uma das principais tendências do mercado.

Várias empresas entraram na indústria de manufatura de revestimentos de madeira com um plano para melhorar suas ofertas de produtos. Como resultado, o mercado global de revestimentos de madeira testemunhou um crescimento.

Pesquisa publicada pela Allied Market Research, descobriu que o mercado global de revestimento de madeira valia $ 800 milhões em 2018 e deve atingir $ 11,98 bilhões em 2025, crescendo a um CAGR de 6,3 por cento de 2020 a 2025.

Um aumento na renda disponível e melhoria no padrão de vida alimentam a demanda por revestimentos de madeira. Além disso, as pessoas tendem a gastar mais com móveis e infraestrutura e, portanto, exigem revestimentos de madeira para estender a vida útil da madeira e torná-la mais durável.

Por outro lado, os consumidores de hoje preferem soluções e produtos ecológicos e, como resultado, os participantes do mercado estão prontos para oferecer soluções de revestimento de madeira ecologicamente corretas e sustentáveis. Essa mudança no comportamento do consumidor é um sinal de que o mercado de tintas para madeira deverá passar por grandes mudanças para se manter relevante e sustentar a concorrência.

Revestimentos de madeira ecológicos e sustentáveis

À medida que os clientes se tornam mais conscientes sobre suas compras e os produtos ou serviços que usam, órgãos governamentais em todo o mundo emitem regras ambientais rigorosas sobre o uso de compostos orgânicos voláteis (VOCs).

Como resultado, fabricantes de revestimentos de madeira como Gemini (EUA) e Sirca Wood Coatings (Índia) desenvolveram uma linha de vernizes de conversão ecologicamente corretos e revestimentos à base de água que incluem baixas quantidades de VOCs.

Soluções e serviços sustentáveis são preferidos porque são duráveis e econômicos.

Após a eclosão da pandemia COVID-19, a demanda por soluções que possam proteger o conteúdo de bactérias e vírus aumentou. Esta abordagem é evidente não apenas na área de teste de produto, mas também na área de revestimento de contêineres.

A Altus Coating, uma empresa conhecida por produzir lacas UV, vernizes UV e tintas, lançou recentemente o AlSafe, que é uma solução de proteção antimicrobiana feita para todas as superfícies e materiais de embalagem, incluindo madeira. Este revestimento curável por UV pode reduzir o uso de soluções desinfetantes que causam a emissão de VOCs na atmosfera.

Inovações em revestimento de madeira

Quando se trata de revestimentos de madeira, o uso desejado da madeira deve ser claro para decidir a solução de revestimento deve ser usada. Uma solução de revestimento de madeira pode ser usada na forma de primer ou acabamentos.

O fogo é um dos maiores perigos que qualquer estrutura ou mobília de madeira enfrentaria. Materiais de revestimento de madeira, como revestimentos intumescentes e retardantes de fogo, atuam como medidas de proteção contra incêndio. Os revestimentos intumescentes se expandem em calor extremo, para formar uma camada de segurança de carbonização entre a madeira e o fogo.

Por outro lado, o retardador de fogo libera gases de amortecimento de chamas para prevenir o incêndio. Existem revestimentos antiderrapantes que evitam que a madeira fique escorregadia ou molhada. Esses revestimentos são aplicados em madeiras para decks, rampas, escadas ou passarelas.

Todas as tendências acima mencionadas que ocorreram no mercado, seja a demanda e produção de material de revestimento de madeira ecologicamente correto, revestimentos de madeira inovadores e específicos para a aplicação, e confiabilidade em um revestimento de madeira para oferecer soluções de embalagem sustentáveis. são esperados para conduzir o mercado em direção a um futuro brilhante.

Por Larry Adams

Fonte: Woodworkingnet

Sindimadeira_rs ITTO