Notícias
A demanda de compra do mercado internacional continua crescendo junto com o atendimento dos fatores necessários para a reabertura da produção, criando uma base sólida para a rápida recuperação da indústria vietnamita de processamento e exportação de móveis após ter sido fortemente afetada pela pandemia.
Alta demanda de mercados internacionais
Falando no webinar "Estratégia para reviver a cadeia de abastecimento da indústria de móveis no Vietnã" realizado no fim de semana, Mary Tarnowka, diretora-gerente da AmCham Vietnã disse que atualmente há 60% dos fabricantes sob contrato no Vietnã como parceiros dos EUA . O recente período de implementação do distanciamento social para combater a pandemia tem sido um grande desafio para as empresas, incluindo fabricantes de móveis americanos no Vietnã, com um grande número de pedidos afetados.
O quarto trimestre é um período muito importante para o mercado norte-americano, principalmente durante os feriados de Natal e Ação de Graças, por isso as empresas estão fazendo o possível para se preparar para atender aos pedidos desses feriados.
Mary Tarnowka também disse que a demanda do mercado dos EUA por produtos de madeira e móveis vietnamitas continuará a crescer em 2022 e 2023. No entanto, nos próximos seis meses, os fabricantes no Vietnã continuarão crescendo. O Vietnã terá dificuldade para recuperar 100% da capacidade.
“Isso terá um impacto negativo para os compradores norte-americanos, além de um aumento nas taxas de frete. Há várias empresas americanas que transferiram pedidos para a China e será difícil chamá-las de volta para o Vietnã. É importante reabrir rapidamente, retomar as operações de fabricação, reconstruir as cadeias de abastecimento e promover a sustentabilidade e a inovação na indústria ”, disse Mary Tarnowka.
Compartilhando a mesma opinião, Alain Cany, Presidente da EuroCham, reconheceu: “O momento de implementar o distanciamento social é um péssimo momento para as empresas europeias no Vietnã, porque é o momento em que muitos pedidos são recebidos. Enquanto as encomendas da Alemanha, França e Holanda estão "crescendo", tudo no Vietnã parou. ”
Assim, as empresas perderam centenas de milhões de dólares ao perderem a oportunidade de assinar novos pedidos, especialmente negócios de design de exteriores devido às características desta indústria que têm apenas alguns meses para atender os pedidos, enquanto a indústria de móveis pode abranger 12 meses de o ano. O ponto positivo é que as antigas ordens permanecem. No entanto, ainda existem muitas dificuldades e desafios, como escassez de matérias-primas, aumento nos preços das matérias-primas, trabalhadores que voltam para casa não voltaram para a fábrica e a capacidade da fábrica não foi restaurada. Além disso, a logística também é um grande desafio quando as empresas têm demanda para exportar mercadorias, mas não encontram contêineres vazios.
Pronto para recuperar
Com a mensagem "A indústria madeireira do Vietnã está pronta para se recuperar e acelerar após a pandemia de Covid-19", Bui Chinh Nghia, vice-diretor do Departamento Geral de Silvicultura (Ministério da Agricultura e Desenvolvimento Rural) apontou seis fatores-chave que apoiam a recuperação da indústria madeireira.
Consequentemente, 95% dos trabalhadores da madeira foram vacinados contra Covid-19 com a 1ª dose e 60% receberam a 2ª dose. O Ministério da Agricultura e Desenvolvimento Rural está envidando esforços para se coordenar com o Ministério da Saúde no preparo de 136.000 doses da vacina para posterior vacinação dos trabalhadores a fim de obter imunidade.
Os Comitês Populares locais também apoiam as empresas no recrutamento de trabalhadores. Junto com isso, o Governo e as localidades também implementaram soluções para apoiar ativamente as empresas na garantia de cadeias de abastecimento, encontrando resultados, construindo modelos operacionais, transporte, viagens e problemas financeiros para as empresas restaurarem a produção.
Com esses fatores, a estratégia de resposta e recuperação da indústria madeireira será dividida em três fases. Na qual, a fase de adaptação ocorrerá ao longo de três meses com manutenção de funcionários, abertura de fábricas e retenção de clientes. A meta dessa fase é restaurar 70% da produção, com vendas estimadas de US $ 900 milhões a US $ 1,2 bilhão por mês.
O período de recuperação durará de 3 a 6 meses para se preparar para a nova temporada de produção com novos pedidos. A meta dessa fase é restaurar 90% das fábricas e expectativa de faturamento de US $ 1,2-1,4 bilhão por mês. A fase de aceleração está prevista para começar em 6 meses com investimento em oportunidades e crescimento com uma taxa de crescimento esperada de 15% em relação a 2021.
Nguyen Hoai Bao, vice-diretor geral da Scansia Pacific Company (província de Dong Nai), disse que a província de Dong Nai agora permite que os trabalhadores vivam em áreas verdes ou tenham recebido pelo menos uma dose da vacina Covid-19 para voltar ao trabalho. Isso ajuda a empresa a ter mais trabalhadores e os trabalhadores também podem voltar para casa em vez de ficar na fábrica como antes.
“A mentalidade dos trabalhadores vai ficar aliviada, ajudando assim a aumentar a produtividade e o produto
Fonte: ITTO/Remade
Notícias em destaque





