Voltar

Notícias

30
nov
2021
(GERAL)
Maior e mais velho ser vivo do mundo pode estar morrendo

Qual é o maior ser vivo do mundo? Provavelmente, você tenha pensado na baleia azul ou outro animal gigante. Mas a resposta “depende”. Se considerarmos apenas a extensão, uma espécie de fungo que pesa mais de 605 toneladas e ocupa uma área de mais de 1.000 hectares é a dona do título. Mas pesando quase dez vezes mais do que essa colônia de cogumelos, está o Pando: uma árvore que mais parece uma floresta inteira – e é. Confuso?


Pando, o maior organismo vivo do mundo, pode estar ameaçado. Imagem: Lance Oditt / Amigos do Pando

Explica-se: nas montanhas de Utah, no oeste dos EUA, há um imenso bosque de álamos trêmulos (árvores de folhas pequenas e caules grossos esbranquiçados, conhecidas como Aspen, que balançam com o vento). Ocorre que, na verdade, aquele mundo de 47 mil troncos, que se estende por quase 43 hectares, é uma única árvore.

Embaixo do solo, um só sistema de raízes liga todos esses corpos, que são ramificações de um só organismo. Cada uma dessas hastes são clones geneticamente idênticos de um mesmo aspen macho. E o nome Pando é perfeito para essa obra complexa e maravilhosa da natureza, já que significa “Eu me espalhei”, em Latim.

Segundo o site The Conversation, os álamos tendem a formar povoamentos clonais em outros lugares, mas nenhum deles chega próximo ao tamanho de Pando. A maioria ocupa áreas que, em média, não chegam nem perto de dois hectares, ou seja, mais de 20 vezes menores do que o “gigante trêmulo de Utah”.

Veados e alces estão devorando o maior ser vivo do mundo

Essa “floresta de uma árvore só” sustenta todo um ecossistema do qual 68 espécies de plantas e animais dependem há cerca de 80 mil anos. Para continuar abrigando toda essa biodiversidade sob sua sombra, seus troncos devem permanecer vivos, saudáveis e eretos.

Fonte: Ambiente Brasil

Neuvoo Jooble