Voltar

Notícias

26
nov
2021
(DESMATAMENTO)
O crime organizado leva ao desmatamento global

Todos os anos, o mundo perde cerca de 25 milhões de acres (10 milhões de hectares) de floresta, de acordo com a pesquisa de Jennifer A. Devine, da Texas State University. Devine, escrevendo em "The Conversation", afirma que as florestas tropicais, onde ocorre a maior parte do desmatamento, armazenam enormes quantidades de carbono e abrigam pelo menos dois terços das espécies vivas do mundo, portanto, o desmatamento tem consequências desastrosas para as mudanças climáticas e conservação.

As árvores absorvem dióxido de carbono à medida que crescem, mas quando são queimadas ou cortadas, elas liberam o carbono armazenado, aumentando o aquecimento. A partir da pesquisa de Devine sobre questões sociais e ambientais na América Latina, ela determinou que quatro bens de consumo são responsáveis pela maior parte do desmatamento global: carne bovina, soja, óleo de palma e polpa de madeira e produtos de papel.

Juntas, essas commodities são responsáveis pela perda de quase 12 milhões de acres (5 milhões de hectares) anualmente. No entanto, há também um quinto fator-chave menos divulgado: o crime organizado, incluindo o tráfico ilegal de drogas.

Na América do Sul e na América Central, por exemplo, criminosos cortam ilegalmente florestas na Amazônia e escondem cocaína em carregamentos de madeira para a Europa. Outros traficantes de drogas extraem e criam gado ilegalmente em áreas protegidas na América Central para lavar dinheiro e reivindicar território de tráfico de drogas. Leia o artigo original na íntegra aqui.

Por Larry Adams

 

Fonte: Woodworkingnet

Jooble Neuvoo