Notícias
Grande parte da Amazônia está dentro do Estado de Mato Grosso. Entre agosto de 2019 e julho de 2020, a área registrou fins madeireiros em Mato Grosso foi equivalente à soma da área explorada nos outros seis estados da Amazônia região.
No estado de Mato Grosso são 3,8 milhões hectares sob manejo florestal sustentável em corte ciclos de 25 a 35 anos.
O setor industrial e comercial com base em safras de florestas naturais em Mato Grosso está no cerne da economia em 44 municípios gerando cerca de 90.000 empregos diretos e indiretos.
De acordo com o Centro Internacional de Negócios da Federação das Indústrias do Estado de Mato Grosso (CIN / FIEMT) uma plataforma online ComexStat fornecida por exportação de madeira serrada da Secretaria de Comércio Exterior (SECEX) cresceu 73% ano a ano em julho deste ano e valeu a pena US $ 1,8 milhões.
De acordo com Centro para Produtores e Exportadores de Madeira do Estado de Mato Grosso (CIPEM) 98% da madeira exportado pelo estado vem de floresta sustentável áreas de manejo.
Em notícia relacionada, o IBAMA suspendeu a emissão de licenças para transporte e armazenamento de madeira tropical (Documento de Origem Florestal, DOF) para Mato Grosso em Março de 2021.
O objetivo da suspensão era permitir ao estado governador para integrar os sistemas estaduais de floresta monitoramento e controle com o sistema federal SINAFLOR (Sistema Nacional de Controle de Origem de Produto Florestal).
Em agosto de 2021 a Secretaria Estadual do Meio Ambiente em Mato Grosso (SEMA / MT) confirmou que a integração entre os sistemas estaduais e SINAFLOR foi concluído. A próxima etapa será a implementação de rastreabilidade verificável.
Fonte: ITTO/Remade
Notícias em destaque





