Voltar

Notícias

09
nov
2021
(GERAL)
9 florestas na Terra que parecem de outro planeta

Diversidade de vida, cores e formatos mostram como a natureza pode ser maravilhosa e surpreendente


Foto: One Tree Planted

Quem gosta de formas e cores diferentes e se encanta com a diversidade deve sempre observar a natureza. Nos diversos ecossistemas do planeta terra, estão as mais variadas formas de vida, animais e vegetais e, por mais estranhas que elas possam parecer, sempre há uma razão para tudo.

E, neste equilíbrio desenhado pelo universo, vão se adaptando aos seus ambientes, de maneiras que parecem estranhas, mas que não deixam de encantar. Estas 9 florestas são um belo exemplo disso. Apesar de estarem no planeta terra, muitas vezes parecem que são de outro mundo. Como diz o ditado: é preciso ver para crer!

9 florestas estranhas

DEADVLEI, NAMÍBIA


Foto: One Tree Planted
Embora tecnicamente não seja uma floresta viva, as árvores de Deadvlei no Parque Namib-Naukluft, na Namíbia, chama a atenção. Deadvlei, que significa ‘pântano morto’, é uma panela de barro cercada por algumas das dunas de areia mais altas do mundo. Essas dunas costumavam se encher de água quando o rio próximo inundava, permitindo que árvores crescessem no meio do deserto.

Cerca de 900 anos depois, a área secou completamente, deixando apenas os ‘cadáveres’ dessas árvores totalmente intactos. Na verdade, o clima é tão seco que as árvores não se decompõem. Depois de quase um milênio assando sob o sol quente do deserto, as árvores estão queimadas e enegrecidas, trazendo uma imagem de terra devastada que pode ser bem assustadora.


CROOKED FOREST, POLÔNIA


Foto: One Tree Planted

As árvores podem crescer de várias maneiras. Umas vão diretamente para o alto, outras podem se inclinar um pouco e temos as tem copas enormes que se espalham em todas as direções. Mas árvores que crescem em um semicírculo quase perfeito você só encontrará em uma floresta próxima da cidade de Gryfino, na Polônia. Cerca de 400 pinheiros cresceram em forma de J inclinado, todos eles com a barriga do J apontando para o norte. Ainda mais estranho: eles estão rodeados por árvores que crescem alegremente à moda antiga, direto para o céu.

Existem muitas teoria sobre o que provocou esta alteração, de tanques rolando sobre as árvores durante a Segunda Guerra Mundial, atração gravitacional, passando por pessoas que “dobraram” as árvores para fazer madeira curva para barcos. Mas a verdade ainda não se sabe o que deu este formato aos troncos.

ÁRVORES DE SANGUE DE DRAGÃO, IÊMEN


Foto: One Tree Planted

As árvores de sangue de dragão na ilha iemenita de Socotra são algumas das espécies vegetais com a aparência mais original do planeta. Seu formato de guarda-chuva, feito de galhos abundantes e grossos, faz com que as árvores pareçam gigantescos brócolis secos brotando da paisagem do deserto. O nome das árvores vem da resina vermelho-sangue que produzem, que tem sido usada como remédio para diarreia, feridas, úlceras e febre, tintura e estimulante há milhares de anos.

SUNKEN FOREST, CAZAQUISTÃO


Foto: One Tree Planted

A Sunken Forest no Cazaquistão é formada por troncos de árvores que se projetam da superfície do lago Kaindy. Depois que um deslizamento de terra causado por um terremoto em 1911 formou uma represa natural, a chuva e a água do rio das montanhas encheram o lago recém-formado e afogaram as árvores.

Acima da árvore só vemos árvores sem galhos que se projetam para o céu, se assemelhando a grandes postes. No entanto, abaixo da superfície da água, um novo habitat cresceu. As porções submersas das árvores agora estão cobertas por uma grande variedade de algas e outras plantas aquáticas, criando a ilusão de uma densa floresta subaquática.

FLORESTA GOBLIN, NOVA ZELÂNDIA


Foto: One Tree Planted

A Nova Zelândia é uma terra fantástica de montanhas, florestas e uma biodiversidade impressionante – que inclui a Floresta Goblin.  As florestas do Parque Nacional de Egmont parecem saídas de um conto de fadas. Os galhos retorcidos das árvores nativas Kamahi são quase completamente envolvidos por musgo, líquen e vegetação suspensa.

A área foi atingida pela erupção de um vulcão há cerca de 400 anos. Com a maior parte das árvores derrubadas, as árvores Kamahi encontraram um espaço livre para assumir o controle e prosperar. Esta é uma espécie resistente que gosta de começar sua vida crescendo na superfície de outras plantas, galhos caídos e arbustos.

EUCALIPTO ARCO-ÍRIS, PAPUA NOVA GUINÉ, INDONÉSIA E FILIPINAS


Foto: One Tree Planted

Nativos das florestas tropicais das Filipinas , Indonésia e Papua, Nova Guiné, os eucaliptos Rainbow são quase surreais. Com uma impressionante casca multicolorida que poderia ter saído diretamente dos pinceis de algum pintor criativo, eles são realmente um espetáculo! A árvore é perene, tem folhas verdes prateadas em forma de lança e pequenas flores brancas. E é na casca que está a grande surpresa: tons vibrantes de verde, azul, laranja, vermelho e roxo.

Conforme a casca cresce, ela constantemente descasca em tiras para revelar novas cores e criar novos padrões. Em seu ambiente nativo, essas árvores podem crescer até mais de 60 metros de altura.

AVENIDA DOS GIGANTES, MADAGASCAR


Foto: One Tree Planted

Elevando-se como enormes pilares, os baobás de Madagascar se alinham na estrada de terra entre Morondava e Belon’i Tsiribihina na região de Menabe. A “Avenida dos Baobás”, como é conhecida, é considerada a estrada mais bonita de Madagascar. Muitas destas árvores ancestrais têm mais de 800 anos e troncos com mais de 45 metros de de diâmetro.
Além de serem verdadeiramente majestosos, os baobás são incrivelmente úteis: sem derrubar as árvores, os troncos podem ser aproveitados para obter água durante a estação seca, suas folhas jovens podem ser comidas em saladas e seus frutos contêm uma polpa nutritiva que é consumida em toda a África como parte de uma bebida popular de verão.

DARK HEDGES, IRLANDA DO NORTE


Foto: One Tree Planted

Este túnel de árvores encontrado no condado de Antrim, Irlanda do Norte, emite algumas vibrações seriamente assustadoras. Plantadas no século XVIII para impressionar os visitantes que se aproximam da mansão georgiana Gracehill House, elas certamente causam um impacto, positivo ou negativo. Essas árvores ganharam fama ao serem usadas como cenário da série Game of Thrones, representando a estrada Kingsroad.

FLORESTA HOIA-BACIU, ROMÊNIA


Foto: One Tree Planted

Considerada a “floresta mais assombrada do mundo”, a floresta Hoia-Baciu está localizada a oeste da cidade de Cluj-Napoca, perto da seção ao ar livre do Museu Etnográfico da Transilvânia. Com árvores tortas e uma atmosfera misteriosa, a floresta tem capturado a imaginação das pessoas por séculos. De acordo com as lendas locais, fantasmas e espíritos se escondem entre as árvores. Sabe-se que pessoas desapareceram no bosque assustador e reapareceram anos depois, sem nenhuma lembrança de onde estiveram. Para aumentar o mistério que envolve o lugar, há relatos de avistamentos de OVNIs e relatos de encontros alienígenas na floresta.

Com informações e fotos de One Tree Planted.

Por
Natasha Olsen

Fonte: Ciclo Vivo

Jooble Neuvoo