Voltar

Notícias

14
set
2021
(TECNOLOGIA)
O piso de madeira gera eletricidade a partir de passos

Cientistas desenvolveram pisos de madeira que coletam eletricidade de seus passos. Bem quando você pensou que já tinha visto tudo.

Funciona por causa de um dispositivo chamado nanogerador, que ensanduicha dois pedaços de madeira entre os eletrodos. Devido a um fenômeno denominado efeito triboelétrico, as peças de madeira ficam eletricamente carregadas devido ao contato e separação - ou, neste caso, quando alguém passa sobre elas.

Mas a madeira não ganha ou perde elétrons naturalmente, o que é necessário para que essa tecnologia funcione. Para tornar isso possível, a equipe de pesquisadores suíços explicou em um artigo da Matter que revestiu uma peça de madeira com silicone, que ganha elétrons rapidamente.

A equipe então incorporou a outra peça de madeira com íons de metal e nanocristais, o que permite que ela liberte elétrons rapidamente.

O resultado? Pisos que alimentavam uma lâmpada quando um adulto caminhava sobre eles.

O uso de um protótipo de piso de madeira com uma área de superfície ligeiramente menor do que um pedaço de papel A4 produziu energia suficiente para acionar lâmpadas domésticas de LED e pequenos dispositivos eletrônicos, como calculadoras, disseram os pesquisadores.

Os pesquisadores disseram que a tecnologia é apenas uma prova de conceito e ainda não está pronta para uso generalizado, no entanto. Seria necessário um fornecimento contínuo de movimento, dificultando o fornecimento de energia duradoura. Criar energia adequada também exigiria muitos nanogeradores.

Por Robert Dalheim

Fonte: Woodworkingnet

ITTO Sindimadeira_rs