Voltar

Notícias

20
ago
2021
(MÓVEIS)
Paraná atinge recorde de exportação de móveis

Indústrias moveleiras paranaenses atingem recorde histórico desempenho das exportações no primeiro semestre de 2021.

Móveis exportações no primeiro semestre de 2021 aumentaram 105% em valor em comparação com o mesmo período do ano passado.

De acordo com ss exportações do Ministério da Economia destinaram-se principalmente a Chile, EUA, Argentina, Uruguai e Peru.

O desafio agora é sustentar esse nível de exportações. A maior surpresa foi que indústrias paranaenses ter conseguido isso, pois nunca teve destaque em exportação de móveis.

Este desempenho foi alcançado apesar a pandemia, aumento de custos e altas taxas de frete.

Atualmente uma grande preocupação para o mobiliário brasileiro exportadores um possível enfraquecimento do dólar e competição crescente de outros países. Mesmo com as exportações de móveis aumentando os fabricantes foram afetados pelo aumento de matéria-prima e componente custos que são em grande parte importados.

Atualmente, estado do Paraná é o terceiro maior produtor de móveis do Brasil, atrás Santa Catarina e Rio Grande do Sul, que juntos representam 80% das exportações de móveis do país.

Fonte: ITTO/Remade

Sindimadeira_rs ITTO