Notícias
David W. Lamb, um marceneiro em Canterbury, New Hampshire, conquistou o Grande Prêmio no Desafio do Artesão Veneer Tech para 2021 com uma peça de mobiliário de estilo contemporâneo chamada "Secretário de New Hampshire".
Com uma combinação de design elegante, acabamento impecável e detalhes esculpidos à mão, a peça foi a escolha clara dos jurados entre cerca de 88 inscrições no concurso este ano.
Lamb receberá um prêmio em dinheiro de $ 3.000.
Secretário de New Hampshire por David Lamb com as portas abertas Com as portas abertas, o interior do Secretário de New Hampshire é revelado. A peça foi feita principalmente com verniz de virilha de bétula disposto em um desenho fractal que imita geada ou gelo em vidro.
Esta secretária tem cerca de 2,5 metros de altura e 110 centímetros de largura. O material principal utilizado é a bétula branca, alguma bétula amarela, choupo e madeiras secundárias de pinheiro. A peça foi encomendada pelo Currier Museum of Art em Manchester, New Hampshire, para sua coleção permanente.
“Minha prioridade para a peça era ter um foco de New Hampshire tanto em materiais quanto em estética. Eu escolhi a bétula branca como a madeira externa primária, especificamente a madeira da virilha altamente ornamentada e a bétula branca também é a árvore do estado ”, disse Lamb. “O bétula como material também tem uma referência histórica significativa, pois foi amplamente utilizado como substituto da madeira de cetim no século XIX. A pluma, como a madeira da virilha, foi usada extensivamente em trabalhos de folheado em trabalhos neoclássicos na Nova Inglaterra. O simples fato de saber que este material era muito estimado, que sua aparência era semelhante a uma joia e que era nativo exerceu um enorme fascínio para mim.
” Secretário de New Hampshire por David Lamb
Este intrincado secretário de New Hampshire conquistou o Grande Prêmio para David Lamb no Veneer Tech Craftsman’s Challenge. Lamb usou uma técnica de padronização fractal altamente desenvolvida para obter designs que se pareciam com padrões de gelo e geada no revestimento.
“Além de uma declaração de design. o trabalho do padrão de geada também fala do clima do norte da Nova Inglaterra e da fragilidade inerente a ele ”, disse Lamb.
“Historicamente, nosso clima aqui tem sido uma ilustração do caráter rude de seu povo. Nossos antepassados, sejam nativos ou de ascendência europeia, suportaram invernos longos e difíceis, onde perseverança, trabalho árduo e planejamento cuidadoso faziam parte da vida.
” Além do Grande Prêmio da Lamb, os vencedores também foram premiados em categorias individuais para marcenaria arquitetônica, armários, móveis, marchetaria, produtos especiais e trabalhos dos alunos. Todas as categorias foram julgadas com base no design e na perícia do trabalho de folheado. Os vencedores foram anunciados em 22 de julho durante a Feira AWFS em Las Vegas por Brendan Linehan, que coordenou o concurso este ano.
Considerado o prêmio de maior prestígio pelo artesanato em folheado do mundo, o Veneer Tech Craftsman’s Challenge é operado pela CCI Media LLC, empresa controladora da revista FDMC e da Woodworking Network. O concurso é patrocinado pela Veneer Technologies.
Aqui estão os vencedores da categoria.
Marchetaria da parede do quarto por Greg Zall Greg Zall, da Greg Zall Woodworking em Sonoma, Califórnia, recebeu os principais prêmios na categoria Architectural Woodworking por sua entrada “Bedroom Wall”.
Carpintaria arquitetônica
Greg Zall, da Greg Zall Woodworking em Sonoma, Califórnia, recebeu os principais prêmios na categoria Architectural Woodworking por sua entrada “Bedroom Wall”. Cobrindo duas paredes de um quarto, a obra apresentava marchetaria detalhada de vários pássaros sobre um fundo de folheado de teca.
Marchetaria da parede do quarto por Greg Zall, detalhe Um detalhe mostra um dos pássaros que Greg Zall retratou em marchetaria para seu vencedor de carpintaria arquitetônica.
O painel da parede tinha 15 pés de largura e 9 pés de altura em uma parede, envolvendo a outra parede de 10 pés de largura por 9 pés de altura. A marchetaria foi feita em uma variedade de folheados cortados à mão, incluindo sequoia, sicômoro, faia spalted, mahoe azul, pinho, carvalho castanho spalted, nogueira, azevinho, coração amarelo, alfarroba e outros.
“O objetivo era criar uma cena animada com uma variedade de pássaros, borboletas e flores para decorar a parede chata atrás da cama principal.” Disse Zall.
Armários de quarto por Stephen Maurer O prêmio máximo em Armários foi para Stephen Maurer de Salem, Massachusetts, por um armário de quarto e instalação de móveis feitos principalmente de verniz Royal Ebony e Prima Vera.
Armários
O prêmio máximo em Armários foi para Stephen Maurer de Salem, Massachusetts, por um armário de quarto e instalação de móveis. Feito principalmente de verniz Royal Ebony e Prima Vera, a instalação tinha 5 metros de comprimento e 7 metros de altura em seu ponto mais alto, enquanto tinha 2 metros de profundidade na seção mais profunda.
“O cliente queria que a mobília do quarto fosse uma obra de arte”, disse Maurer, acrescentando que ela era sua cliente favorita de todos os tempos. "Ela disse sim a todas as sugestões que eu fiz, mesmo que a única razão pela qual eu quisesse fazer algo fosse porque isso fez meu coração disparar."
Mobiliário
Chuck Sharbaugh, da Sharbaugh Studio Furniture em Holly, Michigan, chegou ao topo da categoria Móveis com uma peça que ele chama de "Roadscape". A peça é baseada em um projeto de gabinete no estande usando uma linguagem de design que sugere caminhões de reboque, suportes para pernas em painéis de aço e contraventamento, bem como escoras de madeira usadas para levantar um prédio para realocação. Quando você abre o gabinete, uma paisagem rodoviária de cenas de marchetaria da estrada se espalha diante de você.
“A fachada das portas e gavetas internas foi tirada da circulação em rodovias”, disse Sharbaugh. “A intenção é ser visualmente ativo e literalmente envolvente. Em cada uma das portas, há imagens que um motorista veria ao olhar para a esquerda ou para a direita. As oito gavetas incorporam fragmentos e detalhes pelos quais alguém pode passar em uma viagem. ”
A peça apresenta teca sólida e bloodwood, folheado de teca e uma grande variedade de folheados importados e nacionais para criar a marchetaria interna. Tem 6 pés de altura e 90 polegadas de largura quando totalmente aberto.
Juízes premiados com duas Menções Honrosas na categoria Móveis. Um foi para Robert Stevenson, de Chula Vista, Califórnia, por sua “Reprodução da Seymour Ladies Work Table”. O outro foi para William Brown, da Oficina de Artes Tradicionais da Costa do Maine, em Camden, Maine.
Cell Cabinet por Ciaran McGill Ciaran McGill, da Irlanda, conquistou a categoria Marchetaria com um artigo que faz uma declaração sobre o vício mundial em telefones celulares. Chamado simplesmente de “Cell Cabinet”, a peça apresenta um retrato de marchetaria folheada foto-realista de uma mulher segurando um telefone celular.
Marchetaria
Ciaran McGill, da Irlanda, capturou a categoria Marchetaria com um artigo que faz uma declaração sobre o vício mundial em telefones celulares. Chamado simplesmente de “Cell Cabinet”, a peça apresenta um retrato de marchetaria folheada foto-realista de uma mulher segurando um telefone celular.
“O folheado e a marchetaria me deram a opção de retratar este retrato em uma aparência natural e contemporânea”, disse McGill. “
O folheado e os tons naturais da madeira ligam esta peça ao estilo tradicional de madeira e mobiliário, mas dá-lhe uma abordagem totalmente nova. As pessoas primeiro notam a imagem, que as atrai, e conforme elas se aproximam, elas começam a perceber que é folheado de madeira, e isso cria um elemento de intriga. ” Juízes premiados com duas Menções Honrosas na categoria Marchetaria. Um foi para Michael Kiss do Michael Kiss Studio em Duncan, British Columbia, Canadá, por sua "Mesa de polvo". O outro foi para Nick Clark da Touch Design em Philomath, Oregon, por seu “Aron”, um gabinete judeu da Torá.
Migração dos sérvios por Dušan Rakić Dušan Rakić, da Sérvia, repetiu o triunfo do ano passado, ganhando mais uma vez os principais prêmios na categoria de Produtos Especiais com uma pintura folheada. Este é na verdade uma interpretação de uma pintura real pintada por Pavle Jovanović chamada “A Migração dos Sérvios”.
Produtos Especiais
Dušan Rakić, da Sérvia, repetiu o triunfo do ano passado, ganhando mais uma vez os principais prêmios na categoria de Produtos Especiais com uma pintura folheada. Este é na verdade uma interpretação de uma pintura real pintada por Pavle Jovanović chamada “A Migração dos Sérvios”.
Rakić disse que o trabalho levou cerca de dois anos para ser concluído, fazendo 7.900 detalhes de corte e usando 80 tipos diferentes de folheado. A peça mede 165 x 125 cm (65 x 49 polegadas) e faz parte de um projeto em andamento usando marchetaria folheada para apresentar personalidades e eventos famosos da história da Sérvia.
Rakić afirma que o projeto “visa promover o património cultural e histórico do ambiente em que vivo e crio - mas também promover a velha técnica do artesanato artístico, a técnica de marchetaria, com outro objetivo central obsessivo - a promoção contínua da beleza da madeira (folheado)." Os juízes concederam uma Menção Honrosa em Produtos Especiais a Joseph Mendel de Attica, Nova York, por seu “Relógio COVID”.
Banco de Sorriso por Jasmine Hussain Jasmine Hussain de Brampton, Ontário, Canadá, venceu na categoria Trabalho do Estudante com “The Versatile Smile Bench”.
Hussain é um estudante da Escola Secundária Fletcher Meadow. Trabalho de estudante Jasmine Hussain de Brampton, Ontário, Canadá, venceu na categoria Trabalho do Estudante com “The Versatile Smile Bench”.
Hussain é um estudante da Escola Secundária Fletcher Meadow. “Meu objetivo era criar uma cadeira simples, mas funcional, que ainda fosse única”, disse Hussain. “Eu também queria incluir espaço de armazenamento, sem interromper o fluxo do design.
O visual moderno e o espaço negativo que cria a forma de um sorriso permitem que eu alcance esse objetivo. Por último, queria que fosse útil ao mesmo tempo que era de bom gosto. Isso foi feito criando uma grande superfície de assento, que permite aos usuários deitar ou sentar com até 2 outras pessoas. ”
Hussain usou folheados de bétula e bordo em laminações dobradas para formar o design curvo. Juízes impressionados Os juízes do Desafio Veneer Tech Craftsman de 2021 incluíram Marc Adams, Michele Weitzel e Will Sampson. Os juízes examinaram todas as 88 entradas e tiveram várias reuniões para chegar a suas decisões finais. “The Veneer Tech
Por William Sampson
Fonte: Woodworkingnet
Notícias em destaque





