Voltar

Notícias

06
jul
2021
(INTERNACIONAL)
A duplicação do consumo mundial de recursos até 2050 mostra a necessidade de madeira tropical sustentável

O uso de recursos globais pode dobrar até 2050, representando uma oportunidade para os produtores de madeira tropical, de acordo com um estudo publicado hoje pela ITTO. Ele prevê que a produção de madeira em tora industrial tropical aumentará substancialmente até meados do século, mas diz que o setor precisa de um impulso se quiser maximizar sua contribuição para uma produção neutra em carbono.

Madeira tropical 2050: uma análise da oferta e demanda futura de madeira tropical e suas contribuições para uma economia sustentável usa o Modelo de Produto Florestal Global e dados disponíveis publicamente para fornecer projeções até 2050 para a oferta e demanda de madeira tropical e tendências nos recursos de madeira tropical , produtos e indústrias.

O relatório, de autoria de Christian Held, Eva Meier-Landsberg e Verónica Alonso, conclui que, sem ação política e o desenvolvimento industrial necessário, o uso de materiais aumentará em segmentos não renováveis - provavelmente ultrapassando as fronteiras planetárias e aumentando as externalidades de poluição.

Por outro lado, usar as energias renováveis para substituir as não renováveis é uma solução pronta para uso.

“Uma duplicação do uso de recursos globais até 2050 provavelmente ultrapassaria o fornecimento sustentável global e desencadearia impactos negativos sobre a biodiversidade, o clima, os ecossistemas e o bem-estar humano”, disse o Dr. Held. “O mundo precisa urgentemente priorizar a eficiência no uso de recursos e adotar uma produção neutra em carbono com base em materiais renováveis e produzidos de forma sustentável, como a madeira.”

De acordo com o relatório, a madeira tropical poderia assumir um papel de liderança na substituição porque a crescente demanda por bens no setor de construção e outros setores como plásticos e têxteis pode ser parcialmente atendida por produtos à base de madeira. Mas o setor de madeira tropical é relativamente subdesenvolvido, e o relatório apresenta cinco estratégias complementares que podem ajudar a impulsionar o crescimento sustentável do setor.

“Nós sabemos que a madeira, incluindo a madeira tropical, terá que ser um jogador importante no consumo futuro de materiais se o planeta quiser evitar uma catástrofe ambiental”, disse Steven Johnson, Diretor Responsável da ITTO. “A riqueza de informações contidas neste relatório ajudará a envolver ainda mais governos e atores do setor privado nos esforços para garantir que o setor de florestas tropicais desempenhe seu papel vital no combate às mudanças climáticas, ao mesmo tempo que aumenta a riqueza econômica de comunidades e países tropicais.”

Outros pontos-chave decorrentes do estudo incluem:

• Com base em um cenário de médio prazo conservador, a produção global total de madeira em tora aumentará 13% até 2050, para 4,3 bilhões de m³. O volume total de produção de madeira em tora nas regiões produtoras de madeira tropical em 2050 está projetado em 1,3 bilhão de m³, dos quais a lenha representará 57%.

• A produção global de lenha diminuirá de 1,8 bilhão de m³ em 2015 para 1,5 bilhão de m³ em 2050, uma queda de 21%. A diminuição será principalmente devido à redução do consumo na África Subsaariana.

• A produção industrial global de madeira em tora deve crescer 45% até 2050, para 2,8 bilhões de m³, com a produção tropical aumentando 24%, para 533 milhões de m³.

• Todas as regiões produtoras de madeira tropical serão exportadoras líquidas de madeira em tora industrial em 2050.

• A madeira em tora industrial tropical será cada vez mais fornecida por plantações, com florestas naturais projetadas para responder por 27% do volume em 2050, ante 35% em 2015.

• Para manter a participação no mercado, a produção de madeira em florestas tropicais precisa se tornar mais competitiva, expandindo a gama de espécies comerciais e incluindo fluxos de receita de carbono e serviços de ecossistema.

• As concessões industriais e as comunidades precisarão melhorar a silvicultura e obter certificação de legalidade e sustentabilidade de terceiros.

• Com possibilidades limitadas de expansão para plantações em grande escala, pequenos proprietários e sistemas agroflorestais se tornarão produtores importantes. Ambos precisam de melhorias adicionais na produtividade e na qualidade da madeira.

• A capitalização de capital privado e incentivos para pequenas e grandes empresas baseadas em plantações serão cruciais para estimular o crescimento do setor.

O relatório faz parte de um esforço contínuo da ITTO para fornecer conhecimento e experiências de aprendizagem sobre o incentivo de investimentos em florestas tropicais naturais e a produção sustentável de madeira e produtos não-madeireiros delas decorrentes.

O relatório está disponível gratuitamente em www.itto.int/technical_report

Fonte: ITTO/Remade

Sindimadeira_rs ITTO