Notícias
Um trabalhador de uma empresa madeireira em Pucallpa, Peru, marca feixes de madeira serrada. Foto: E. Sangama
ITTO publicou um relatório projetado para melhorar a precisão dos volumes de comércio relatados para produtos de madeira primária tropical, derivando "fatores de conversão" - rácios usados para converter uma forma de medida para outra - para toras tropicais e madeira serrada e, portanto, aumentar a transparência no comércio de produtos de madeira tropical.
O relatório, que foi preparado por Frances Maplesden e Hamish Pearson, estima os fatores de conversão para uma ampla gama de espécies de madeira tropical com base no peso, usando dados de densidade da madeira e da casca e teor de umidade da madeira. Os fatores derivados podem ser usados para converter o peso seco de uma remessa de madeira em volume e vice-versa.
Estimativas precisas dos volumes de madeira são importantes para garantir a transparência no comércio de produtos de madeira tropical porque podem ser usadas para calcular as necessidades e balanços nacionais e internacionais de madeira e para indicar a presença de toras de origem ilegal e madeira serrada nas cadeias de abastecimento. As conversões de volume para peso, por outro lado, são importantes na produção de biomassa e carbono para determinar o conteúdo de valor calorífico e para comparação com outras fontes de biomassa.
No estudo relatado na presente publicação, 153 espécies selecionadas de madeira ou grupos de espécies foram identificados como sujeitos à exportação de países produtores tropicais. Fatores de conversão foram calculados para toras e madeira serrada para cada uma dessas espécies e grupos de espécies usando peso por unidade de densidade de volume sob uma faixa do mundo real de conteúdo de umidade (e, para toras, com e sem casca).
O estudo faz parte de um processo de melhoria contínua nos relatórios estatísticos da ITTO, com o desenvolvimento de fatores de conversão precisos que devem melhorar a qualidade dos dados publicados.
O relatório está disponível em www.itto.int/other_technical_reports .
Fonte: ITTO/Remade
Notícias em destaque





