Voltar

Notícias

24
jun
2021
(MÓVEIS)
Polo moveleiro de Bento Gonçalves aumenta exportações

A indústria moveleira continua seu processo de recuperação que começou no segundo semestre de 2020. O desempenho no primeiro trimestre deste ano reflete um aumento na demanda por móveis segundo o Sindmóveis (Associação da Indústria Moveleira de Bento Gonçalves).

Na Região de Bento Gonçalves, principal pólo  moveleiro no Brasil, a receita no primeiro trimestre foi de R $ 710 milhões, com crescimento de 70% em relação ao mesmo período de 2020. Isto contribuiu com quase 30% da receita do estado do Rio Grande do Sul.

Embora a taxa de crescimento seja alta, deve ser vista com cautela, pois a comparação está relacionada aos primeiros meses da pandemia em 2020, quando março foi um dos piores períodos da história para a indústria moveleira com uma alto nível de incerteza e restrições de produção.

De acordo com o Ministério da Economia, a exportação de móveis da região de Bento Gonçalves atingiram US $ 12,6 milhões no primeiro trimestre de 2021, um crescimento de 33% em comparação com o mesmo período de 2020. Os principais destinos foram os Estados Unidos, Uruguai, Chile, Peru, Reino Unido (RU), Colômbia, Arábia Saudita, México, Equador e Bolívia.

O Estado como um todo exportou US $ 54,5 milhões da janeiro a março / 2021, aumento de 35% em relação ao mesmo período em 2020.

Fonte: ITTO/Remade

Sindimadeira_rs ITTO