Voltar

Notícias

30
mai
2021
(TECNOLOGIA)
O inventor e o designer desenvolvem um novo sistema de suporte de prateleira e haste de armário

O inventor e designer Anthony Antonelli descreve sua nova invenção patenteada - a haste por cima e por baixo do armário e o sistema de suporte de prateleira.

Foto de Anthony Charles Antonelli

No ano passado, obtive uma patente para o que descrevo como suportes de haste e prateleira 'acima e abaixo'. Como designer e consumidor, acredito que essa “ideia de produto de duas peças” única pode oferecer novas possibilidades de linha de produtos para o design de armários, fabricação de peças e mercados de vendas do mundo todo.

A ideia do produto surgiu vários anos atrás, quando eu estava projetando quatro arranjos de protótipos de armários modulares para se adequar aos espaços de armários de alcance interno e interno da minha casa. Morando em um condomínio, os quartos em geral eram apertados e não havia muito espaço para mobília. Meu conceito de 'alcance no armário' para começar era ter prateleiras ajustáveis de um lado, uma seção do meio com hastes 'por cima e por baixo' do armário para dobrar a capacidade de armazenamento de camisas e calças e, em seguida, deixar algum espaço livre longe do lado oposto parede onde apenas o varão superior do armário e a prateleira superior contínua terminariam, criando espaço para pendurar roupas de três quartos.  

O designer Anthony Antonelli desenvolveu e patenteou este sistema modular de armário com haste e suporte de prateleira por cima e por baixo do armário.

Em minha loja, eu tinha várias folhas de melamina de 4x8x3 / 4 polegadas, compensado de bétula báltica com várias camadas e uma variedade de madeira dura de carvalho, cereja e choupo para usar como orla. Quando se tratou de detalhar como eu queria 'suspender e prender' as hastes superior e inferior do armário, não consegui encontrar nenhum hardware para 'simplesmente parar e flutuar a haste inferior' perto da parede, como imaginei; então eu meio que comecei a criar algo como um 'detalhe de gancho no céu'. Decidi criar um 'grampo de madeira' simples e bonito que pudesse ser facilmente preso ao lado de um 'canto externo inferior' para transportar a haste inferior para baixo.

Primeiro, determinei as folgas necessárias entre o "lado inferior" do gabinete superior e o "lado superior" da haste do armário de álamo de 1/8 de polegada de diâmetro que eu estava usando para permitir que os ganchos de cabide passassem facilmente, e o distância do centro da haste em relação à parede posterior, que proporcionaria um amplo espaço para caber em várias larguras de cabide. Ao fazer isso, desenhei uma pequena seção retangular representando a ideia do grampo e comecei a usar uma bússola circular de marceneiro dos velhos tempos para projetar um "tipo de forma elíptica" maior e suave em torno dela.

Em seguida, concentrei-me especificamente no desenvolvimento dos detalhes de conexão necessários para a presilha ser presa ao lado do gabinete superior e a haste inferior do armário abaixo dele. Descobri que a melhor maneira de criar a presilha de formato elíptico era fazê-la em duas peças separadas usando compensado de bétula báltico com várias camadas que se juntavam lado a lado, produzindo um encaixe composto.

A primeira das duas peças é a forma elíptica geral que funciona especificamente como a presilha - os dois terços superiores de seu comprimento são fixados ao lado do gabinete superior conforme pretendido; seu terço inferior se estende abaixo do gabinete, onde se casa ao lado de outro formato e tamanho do "terço inferior", o "segundo" do encaixe composto de duas peças que funciona como "o copo" - ele recebe a haste inferior e se prende ao presilha, criando assim o efeito de 'haste de armário com fundo flutuante' que imaginei inicialmente.

Detalhe da presilha elíptica, copo e haste inferior do armário.

A forma e o tamanho do copo quase definem a posição perfeita para a haste inferior do armário quando presa ao grampo; a peça também pode ser usada sozinha 'separada da presilha' para transportar as hastes superiores do armário e ser presa entre as laterais do armário ou nas paredes e nas laterais do armário. Quando usados juntos, eles se tornam suportes de haste e prateleira 'por cima e por baixo' do armário.

Esses componentes simples e curvos são visualmente atraentes por si só e devem gerar mais interesse no desenvolvimento de sistemas de armário como nunca antes, definindo um novo padrão de design por meio de seu detalhe de 'haste inferior flutuante do armário' em 'sobre e em 'aplicações de haste do armário.
1. Criar um novo e exclusivo sistema de design de armário 'aparência e estilo'
2. Criar um sistema de linha de produtos próprio para um novo fabricante ou adicionar e reafirmar a oferta de linha de produtos de um fabricante já estabelecido
3. Sendo produzido em peças de hardware de qualidade usando madeira, metal, plástico ou em combinações dos mesmos
4. Sendo apresentado como uma nova parte de um sistema de armário de 'alta qualidade e menos caro'
5. Os fabricantes estão repensando um meio ainda mais eficiente de construção de gabinetes; redução de material, produção e custo de transporte
6. Ajudando a simplificar o planejamento, métodos de construção e agilizar os tempos de instalação
7. Sendo comercializado como uma ideia de 'kit de armário' de uso novo e mais eficiente de espaço para armários novos ou renovados para clientes residenciais e de hospitalidade

Fundo                                                                                                                                                                          

Já com 10 anos de idade, eu trabalhava como ajudante de carpinteiro ao lado de meu pai em seu negócio de construção geral baseado nas proximidades de Camden, NJ. Crescendo nos anos 60 e 70, me interessei por quase tudo, especialmente música, arte e hóquei no gelo.

Nos anos 80, estudei Arquitetura e me formei com distinção no Illinois Institute of Technology, na zona sul de Chicago. Entre os professores maravilhosos que ensinaram os princípios da Bauhaus no Crown Hall estava Alfred Caldwell, um contemporâneo dos mestres do Modernismo Clássico, como o arquiteto paisagista Jens Jensen, os arquitetos Frank Lloyd Wright e Mies van der Rohe.

Após a formatura, tentei ser aprendiz no meu estado natal e na Filadélfia. A economia americana era instável, as oportunidades de emprego eram escassas e o aprendizado do Auto CAD para desenhar estava rapidamente se tornando o padrão de escritório para todos, então acabei voltando a trabalhar na construção com uma nova perspectiva.

Em meados dos anos 90, meu pai se aposentou de seu negócio de construção em geral, a pressão do dia-a-dia coordenando a construção comercial estava se desgastando. Comecei a trabalhar com metais, depois marcenaria vitoriana e carpintaria arquitetônica no ano 2000.

Nos últimos 20 anos, coordenei 'vendas de soluções arquitetônicas' entre representantes de vendas, arquitetos e empreiteiros em toda a América do Norte para dois fabricantes de tetos acústicos europeus diferentes, ajudando-os a alcançar resultados de 'estado da arte' pensando fora da caixa usando produtos padrão em aplicativos de projeto inéditos. Foi aqui que comecei a desfrutar imensamente dos desafios de design-construção; combinando minha educação e experiência de campo, transformando sonhos em realidade, fazendo produtos e projetos 'ganharem vida'.

Tive a bênção de contar com o apoio, aprendizado e experiências de trabalho de tantos familiares e amigos, além de centenas de homens e mulheres talentosos, bem informados e atenciosos, dedicados à excelência e vivendo a vida ao máximo; tudo isso me levou ao pensamento criativo, esboçando e construindo minhas próprias ideias de novos produtos para que outras pessoas possam desfrutar.

Por Anthony Antonelli

Fonte: Woodworkingnet

ITTO Sindimadeira_rs