Voltar

Notícias

27
mai
2021
(INTERNACIONAL)
Madeireiras aplaudem, construtoras ficam furiosas com as medidas dos EUA

As madeireiras aplaudem, construtoras ficam furiosas com as medidas dos EUA para dobrar as tarifas da madeira serrada canadense

O Departamento de Comércio dos EUA afirma que buscará dobrar as tarifas sobre a maior parte da madeira de fibra longa canadense, irritando os construtores de casas.

As novas taxas variam de acordo com a empresa. West Fraser vai de 9 por cento para 11,4 por cento, Canfor de 4,6 para 21 por cento, Resolute Forest de 20,3 para 30,2 por cento e JD Irving de 4,2 para 15,8 por cento.

O aumento geral é de 9% para 18,32%.

As construtoras, que vinham pedindo a remoção das tarifas, expressaram seu desapontamento.

“Em um momento em que o aumento dos preços da madeira serrada acrescentou quase US $ 36.000 ao preço de uma nova casa e tirou o preço de milhões de famílias de classe média do mercado imobiliário, a conclusão preliminar do governo Biden para dobrar as tarifas sobre os embarques de madeira canadense mostra que a Casa Branca sim não se importam com a situação dos compradores e locatários americanos, que foram forçados a pagar custos muito mais altos pela moradia ", disse o presidente da National Association of Home Builders, Chuck Fowke.

“O governo deveria ter vergonha de lançar sua sorte a grupos de interesses especiais e abandonar os interesses do povo americano. Ela sabe que as tarifas de madeira são nada menos do que um imposto sobre os compradores, locatários e empresas americanas que dependem de produtos de madeira e que não poderiam ter vindo em pior hora. Os preços da madeira já subiram mais de 300% em relação ao ano anterior. Se a decisão do governo de dobrar as tarifas entrar em vigor, vai exacerbar ainda mais a crise de acessibilidade habitacional do país, colocar ainda mais pressão para cima sobre o preço da madeira serrada e forçar milhões de compradores de casas e consumidores de madeira a pagarem a conta por isso. ação protecionista mal concebida.

Os madeireiros norte-americanos, por outro lado, aplaudiram a decisão.

"Um campo de jogo nivelado é um elemento crítico para o investimento e crescimento contínuos da fabricação de madeira nos EUA para atender à forte demanda de construção para construir mais casas americanas", disse Jason Brochu, co-presidente da Coalizão de Madeira e Co-presidente da Pleasant River Lumber Company. "A Coalizão de Madeira serrada dos EUA aplaude o compromisso contínuo do Departamento de Comércio de aplicar vigorosamente as leis de comércio dos EUA contra as importações de madeira serrada canadenses subsidiadas e comercializadas de forma injusta."

O Canadá, como se poderia prever, também estava infeliz.

"As taxas dos EUA sobre os produtos de madeira de fibra longa canadenses são um imposto sobre o povo americano", disse Mary Ng, Ministra Canadense de Pequenas Empresas, Promoção de Exportações e Comércio Internacional. "Continuaremos desafiando essas tarifas injustificadas e prejudiciais por meio de todos os caminhos disponíveis. Continuamos confiantes de que uma solução negociada para esta questão comercial de longa data não só é possível, mas no melhor interesse de nossos dois países."

A decisão foi uma surpresa. As construtoras vinham fazendo lobby pesado para uma remoção temporária das tarifas. Muitos republicanos defenderam as reivindicações do NAHB. Eles pediram ao chefe comercial Katherine Tai para eliminar as tarifas.

Não está claro o quanto as novas tarifas afetarão os preços da madeira serrada.

As madeireiras dizem que as tarifas dificilmente têm impacto.

"A madeira serrada representa apenas 4% do custo de uma casa nova - com impacto quase nulo sobre os compradores de casas", escreveu a Lumber Coalition em um artigo de opinião publicado na Woodworking Network . "A alegação do NAHB de que as tarifas de importação causam os altos preços da madeira hoje e, portanto, aumentam o custo das casas é falsa. A oferta e a demanda, e não as tarifas de importação, causam flutuações de preço."

O artigo era polêmico, atraindo um grande escrutínio online.

O NAHB respondeu, dizendo que a Coalizão estava severa e intencionalmente subestimando o custo da madeira em uma casa.

"Se você entrar em uma casa, poderá notar que os armários, janelas, portas e treliças também são geralmente feitos de madeira. E se você observar uma casa sendo construída, verá muito compensado e OSB sendo usados para revestimento, forro de piso, revestimento lateral e parede interior e acabamento, apenas para citar alguns usos. Além disso, os construtores em geral não compram madeira de serrarias, mas de um intermediário, como um depósito de madeira que opera com uma margem de lucro. "

Veja esse artigo aqui.

Por Robert Dalheim

Fonte: Woodworkingnet

Sindimadeira_rs ITTO