Notícias
Um novo artigo de pesquisa da empresa de produtos de madeira Stora Enso mergulha na ciência por trás dos benefícios de saúde e bem-estar para construir com madeira.
"Considerando que o mundo desenvolvido, cerca de 90 por cento do nosso tempo é gasto dentro de casa - algo que foi exacerbado nos últimos tempos pela pandemia COVID-19 - é mais importante do que nunca avaliar o bem-estar dentro de casa, e o white paper desmistifica a construção da função os materiais atuam nisso ”, diz a empresa.
A análise revisa várias áreas de pesquisa, como a capacidade da madeira de reduzir o estresse e aumentar os níveis de produtividade. Por exemplo, um estudo sobre a sala de espera de madeira do Instituto Nacional de Oncologia na Eslováquia viu os participantes experimentando uma diminuição nos níveis de cortisol em 7,5 por cento. Da mesma forma, um estudo realizado em uma escola austríaca comparou a experiência dos alunos em salas de aula - uma com piso de linóleo e paredes de gesso e outra de madeira. Aqueles na sala de aula de madeira tiveram freqüência cardíaca significativamente mais baixa e menor percepção de estresse.
A higiene também é abordada, com estudos mostrando que os Coronavírus (SARS -CoV-2) aplicados em superfícies de madeira só podem ser replicados por 12 horas, enquanto em superfícies de plástico, aço inoxidável, vidro e alvenaria, os vírus permanecem multiplicáveis por até 96 horas. Além disso, a pesquisa mostrou que a exposição a óleos essenciais de árvores pode resultar em um aumento nas células assassinas naturais (NK), que é um indicador de um sistema imunológico fortalecido.
“Construir com madeira tem muitos benefícios, como redução do impacto ambiental - as emissões de CO2 podem ser reduzidas em até 75% em comparação com os processos tradicionais com concreto e aço. Mas muitas vezes subestimado, é como ele pode melhorar a saúde e o bem-estar ”, disse Sebastian Hernandez, gerente de conceitos de construção da Stora Enso. “Ainda há muito o que aprender nessa área. E com o papel que a indústria da construção desempenha no impacto social em foco agudo, esperamos que nosso estudo estimule um maior interesse em pesquisa no futuro. ”
Confira o artigo completo aqui.
Por Robert Dalheim
Fonte: Ciclo Vivo
Notícias em destaque





