Voltar

Notícias

25
mar
2021
(GERAL)
Aumento da receita das concessionárias florestais

Desde 2010 o governo federal arrecadou R $ 102milhões em taxas de concessão florestal (em fevereiro de 2021).

O valor foi arrecadado a partir dos 15 contratos sobimplementação. As alocações de concessão florestal são coordenadas pelo Serviço Florestal Brasileiro (SFB) que está sob a tutela do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento. Em 2020 foi o melhor ano com quase R $ 28 milhões em coleções, um aumento de quase 60% em relação a 2019.

Segundo o SFB, o alto valor arrecadado em 2020 foi resultado das medidas tomadas para otimizar os pagamentos. Para facilitar os pagamentos, o SFB introduziu um sistema que permite pagamento em prestações trimestrais.

O SFB também introduziu medidas para minimizar o impacto financeiro causado pela pandemia Covid-19 encontratos de concessão florestal sob sua gestão.

O SFB disse que o isolamento social e a quarentena tiveram um efeito negativo impacto na produção e no comércio e ter em conta este postergou o pagamento das parcelas para ajudaras empresas mantêm empregos e permanecem viáveis.

Além disso, SFB em conjunto com o Banco Nacional deDesenvolvimento Econômico e Social oferecido concessionárias linhas de crédito emergencial utilizando fundoscriado pelo Governo Federal para apoiar pequenas eempresas de médio porte.

Fonte: ITTO/Remade

ITTO Sindimadeira_rs