Voltar

Notícias

13
mar
2021
(EXPORTAÇÃO)
As exportações de produtos florestais e de madeira da Indonésia são melhores do que o esperado em 2020

As exportações de produtos florestais e madeireiros da Indonésia para todos os destinos se mantiveram melhor do que o esperado em 2020. De acordo com uma declaração em janeiro de 2021 de Bambang Hendroyono, o secretário-geral do Ministério do Meio Ambiente e Florestas da Indonésia, meta de exportação da Indonésia para produtos florestais e de madeira em 2020 foi projetada para ser excedida, apesar do impacto da pandemia corona sobre a produção e o comércio. No início de 2020, a meta de exportação foi reduzida de US $ 10 bilhões para US $ 7 bilhões para levar em conta a interrupção dos negócios prevista. No entanto, esperava-se que as receitas de exportação em 2020 ultrapassassem US $ 11 bilhões, ainda mais do que a meta original e apenas 5% abaixo da de 2019. O Secretário-Geral enfatizou que os incentivos do governo indonésio e o relaxamento das regulamentações ajudaram a alcançar esse sucesso.

Os dados de exportação de produtos florestais da Indonésia (disponíveis em www.stats.flegtimm.eu) mostram que nos primeiros 10 meses de 2020 as exportações mundiais de produtos florestais da Indonésia já estavam perto de US $ 10 bilhões e apenas 3% abaixo do mesmo período de 2019. HS44 (madeira) caiu 3% para US $ 3,10 bilhões, HS47 (celulose) caiu 10% para US $ 2,11 bilhões e HS47 (papel) caiu 4% para US $ 3,54 bilhões. As exportações de móveis de madeira da Indonésia foram na verdade 10% maiores, US $ 1,23 bilhão. O ganho nas exportações da Indonésia no ano passado foi feito principalmente na China e nos Estados Unidos.

Em contraste, a pandemia teve um efeito severo nas importações da UE27 + Reino Unido de produtos florestais da Indonésia em 2020, eliminando efetivamente os ganhos significativos obtidos durante os dois anos anteriores. Nos primeiros 10 meses de 2020 em comparação com o mesmo período de 2019, as importações da UE27 + Reino Unido de todos os produtos florestais da Indonésia caíram 22% para US $ 933 milhões, com produtos HS44 (madeira) caindo 24% para US $ 388 milhões, móveis de madeira para baixo 20% para US $ 290 milhões e papel abaixo de 23% para US $ 255 milhões.

Para móveis de madeira, um grande declínio nas importações UE27 + Reino Unido de indonésio ocorreu em abril e maio, exatamente coincidindo com o primeiro período de bloqueio. O valor perdido durante este período também foi quase exatamente equivalente aos ganhos obtidos em 2019, pelo que o comércio no terceiro trimestre voltou aos níveis de 2018 .
As importações da UE27 + Reino Unido de marcenaria, molduras / decks e compensados da Indonésia já estavam caindo nos seis meses anteriores à pandemia e a tendência de queda continuou durante o bloqueio no segundo trimestre de 2020. No entanto, houve desaceleração no ritmo de declínio no terceiro trimestre. As importações da UE27 + Reino Unido de outros grupos de produtos de madeira da Indonésia, incluindo marchetaria / ornamentos, pisos, madeira serrada S4S e folheados, embora ainda baixas em 2020, não sofreram nenhuma queda significativa durante o ano.

A recuperação em 2019 e o declínio em 2020 nas importações de móveis de madeira da Indonésia para a UE27 + Reino Unido foram impulsionados principalmente pelo comércio com a Holanda. O mercado da Holanda permaneceu resiliente ao longo de 2019 e no primeiro trimestre de 2020, mas desacelerou drasticamente no segundo e terceiro trimestre do ano passado.
As importações de madeira e móveis de madeira da Indonésia para o Reino Unido, Alemanha e Bélgica já estavam enfraquecendo no último trimestre de 2019 e no primeiro trimestre de 2020. No caso do Reino Unido, a queda acentuada continuou ao longo do segundo e terceiro trimestre de 2020. No entanto, o ritmo de declínio das importações na Alemanha e na Bélgica desacelerou no segundo trimestre e o comércio se estabilizou no terceiro trimestre. As importações de produtos de madeira da Indonésia para outros mercados importantes da UE, incluindo França, Itália, Espanha e Dinamarca permaneceram razoavelmente estáveis em 2019 e 2020 .

As tendências recentes nas importações de papel da Indonésia na UE27 + Reino Unido parecem menos influenciadas pela pandemia COVID do que outros fatores de mercado. As importações de produtos de papel não revestido para escrita / impressão aumentaram fortemente entre o início de 2017 e meados de 2019, mas começaram a diminuir acentuadamente no segundo semestre de 2019, muito antes de a pandemia impactar o mercado, um declínio que continuou no ano passado . Ao longo de todo esse período, as importações de papéis higiênicos e higiênicos da Indonésia continuaram a aumentar, com apenas uma ligeira e breve desaceleração no segundo trimestre do ano passado. As importações da UE27 + Reino Unido de outros produtos de papel da Indonésia ficaram estáveis ou diminuíram entre 2017 e 2019 e essas tendências continuaram no ano passado .

EU27 + As importações do Reino Unido de produtos de papel não revestido para escrita / impressão destinam-se principalmente ao Reino Unido, Bélgica, Itália e Eslovênia. As importações em todos esses mercados atingiram o pico em meados de 2019 e estavam diminuindo antes mesmo da pandemia. No entanto, o mercado do Reino Unido era particularmente volátil. A crescente quantidade de papel higiênico e sanitário da Indonésia importada para a UE27 + Reino Unido entre 2017 e 2019 foi destinada principalmente para o Reino Unido e a Grécia. Em 2020, as importações para o Reino Unido diminuíram acentuadamente, mas as importações para a Grécia continuaram a aumentar e a Polónia também emergiu como um mercado mais importante .

Fonte: ITTO/Remade

Sindimadeira_rs ITTO