Notícias
ABIMÓVEL, Associação Brasileira das Indústrias do Mobiliário, recentemente apresentou uma visão geral das exportações de móveis em 2020 por estado. Os estados do sul foram os maiores exportadoras de móveis do Brasil.
Juntos, os estados de Santa Catarina (41,3%), Rio Grande do Sul (27,6%) e Paraná (14,9%) responderam por quase 85% das exportações brasileiras de móveis em 2020.
Apesar do desempenho bastante impressionante, as exportações de Santa Catarina e Rio Grande do Sul recuaram na comparação a 2019. Em Santa Catarina houve queda de US $ 5,9 milhões e no Rio Grande do Sul houve queda de US $ 16,2 milhões em exportações. Estado do Paraná, por outro experimentou um crescimento nas exportações de móveis de US $ 2,3 milhão.
Em 2020 os estados do Pará e Rio de Janeiro conseguiram expandir sua participação nas exportações, mas a partir de uma base muito baixa.
Exportações do Pará em 2020 aumentaram 121% em relação ao ano anterior enquanto a indústria moveleira do estado do Rio de Janeiro exportou 93% a mais em 2020 em comparação com o ano anterior.
Exportação de móveis é importante setor de empregos e oferece oportunidades significativas, independentemente do tamanho da empresa e o segmento em que atua.
A ABIMÓVEL está ajudando empresas a aproveitar oportunidades em e-commerce e novas modalidades logísticas. Suporta promoção de exportação junto com a Apex-Brasil (Brazilian Trade e Agência de Promoção de Investimentos).
Fonte: ITTO/Remade
Notícias em destaque





