Voltar

Notícias

05
mar
2021
(GERAL)
Avanços no desenvolvimento de padrões técnicos

O processo de desenvolvimento e atualização de padrões técnicos no , envolve discussão entre representantes do setor produtivo, agências regulatórias, governo e consumidores.

Um dos setores que mais atua nessa área é o da indústria madeireira porque os produtos devem ser fabricados para padrões estabelecidos que garantem o desempenho e requisitos de qualidade para o consumidor.

A ABIMCI Associação para Madeira Processada Mecanicamente tem trabalhado para antecipar a atualização e desenvolvimento de novos padrões técnicos para produtos de madeira.

Em 2020, duas partes da norma (ABNT NBR 16864) para madeira serrada foi publicada e agora é um padrão para construção, embalagem e uso geral de madeira estão sob discussão. Além disso, outros padrões, como “preservadores de madeira ”(ABNT NBR 16143) está sendo revisada e um texto para um padrão de pellets de madeira está em preparação.

O mais recentemente criado Comitê de Estudos foi encarregado de desenvolver um padrão para compensado revestido com filme. Outro padrão em consideração na madeira e setor de construção civil é para “madeira leve construção ”(ABNT NBR 16936) um projeto foi submetido a consulta nacional.

A ABIMCI espera que uma vez que o padrão seja acordado Haverá muitas oportunidades de negócios para fabricantes produtos de madeira neste novo sistema de construção para habitação com a possibilidade de um aumento no consumo doméstico.

Outra norma diretamente ligada à construção civil, especificamente relacionada a portas de madeira (ABNT NBR 15930 - Parte 3), foi elaborado. O novo padrão inclui requisitos de desempenho adicionais, como portas de madeira à prova de som, portas de proteção contra radiação e portas de saídas de emergência.

Fonte: ITTO/Remade

Sindimadeira_rs ITTO