Notícias
As exportações de produtos de madeira de Gana para os países membros da recém criada Área de Livre Comércio da África Continental (AfCFTA) devem dobrar de acordo com a Comissão da Divisão de Desenvolvimento Industrial da Silvicultura de Gana.
Atualmente, as exportações para os mercados africanos, especialmente os países membros da CEDEAO, são principalmente
madeira serrada, folheado e contraplacado.
Houve um declínio constante naS Exportações de produtos de madeira de Gana para países africanos. A tendência de baixa entre 2012 e 2017 pode ser atribuída a disponibilidade e preço do produto.
As exportações para países africanos começaram a aumentar em 2018 quando houve um aumento de 10% ano a ano e em 2019 a tendência de alta continuou com um aumento ano a ano de 11% seguido por um aumento de 13% em 2020.
Com um mercado único de 1,4 bilhão de pessoas junto com aumento dos rendimentos disponíveis nos países AfCFTA antecipou que a flexibilização das regras comerciais irá promover mais comércio intra-africano além da CEDEAO e isso vai aumentar a penetração de mercado de Gana no resto do continente.
As exportações para os mercados africanos estão atualmente em terceiro lugar para aqueles para a Ásia e Europa, os principais importadores de Produtos de madeira de Gana.
Fonte: ITTO/Remade
Notícias em destaque





