Voltar

Notícias

03
mar
2021
(INTERNACIONAL)
Exportações de Gana podem dobrar com AfCFTA

As exportações de produtos de madeira de Gana para os países membros da recém criada Área de Livre Comércio da África Continental (AfCFTA) devem dobrar de acordo com a Comissão da Divisão de Desenvolvimento Industrial da Silvicultura de Gana.

Atualmente, as exportações para os mercados africanos, especialmente os países membros da CEDEAO, são principalmente
madeira serrada, folheado e contraplacado. 

Houve um declínio constante naS Exportações de produtos de madeira de Gana para países africanos. A tendência de baixa entre 2012 e 2017 pode ser atribuída a disponibilidade e preço do produto.

As exportações para países africanos começaram a aumentar em 2018 quando houve um aumento de 10% ano a ano e em 2019 a tendência de alta continuou com um aumento ano a ano de 11% seguido por um aumento de 13% em 2020.

Com um mercado único de 1,4 bilhão de pessoas junto com aumento dos rendimentos disponíveis nos países AfCFTA antecipou que a flexibilização das regras comerciais irá promover mais comércio intra-africano além da CEDEAO e isso vai aumentar a penetração de mercado de Gana no resto do continente.

As exportações para os mercados africanos estão atualmente em terceiro lugar para aqueles para a Ásia e Europa, os principais importadores de Produtos de madeira de Gana.
 

Fonte: ITTO/Remade

ITTO Sindimadeira_rs