Voltar

Notícias

03
mar
2021
(MÓVEIS)
Pandemia não segurou setor moveleiro de Bento Gonçalves

O pólo moveleiro de Bento Gonçalves no estado do Rio Grande do Sul reverteu queda no desempenho de dos primeiros meses da Covid-19

De acordo com a Associação da Indústria de Móveis de Bento Gonçalves (SINDMÓVEIS) o cluster alcançou o faturamento de R $ 2,2 bilhões, alta de 11% em relação ao mesmo período em 2019.

Atualmente, empresas do ramo moveleiro de Bento Gonçalves respondem por 27% da receita geradora do estado em torno de R $ 8,2 bilhões em 2020, cerca de 9% superior em relação a 2019. A recuperação nas vendas começou no segundo semestre de 2020.

O SINDMÓVEIS explica que, apesar do positivo o desempenho, as perdas devido à pandemia ainda não foram completamente recuperadas.  Os principais problemas agora são os altos preços e escassez de matérias-primas e insumos devido à perturbação das cadeias de abastecimento.

Mesmo durante os meses difíceis, foi possível para os fabricantes para expandir o emprego em quase 5%. O Pólo moveleiro de Bento Gonçalves é o principal cluster do país em termos de número de empresas e produção de móveis e peças com aproximadamente 300 empresas manufatureiras localizadas na região

Fonte: ITTO/Remade

ITTO Sindimadeira_rs