Notícias
O pólo moveleiro de São Bento do Sul no Estado de Santa Catarina, um dos maiores produtores de móveis do Brasil, juntamente com o estado do Rio Grande do Sul, faturou US $ 145 milhões com exportações em 2020. Isso foi pouco mais de 20% do total de móveis exportados por toda a indústria brasileira.
As exportações de 2020 foram, no entanto, interrompidas pela pandemia Covid-19, especialmente no primeiro trimestre do ano, quando as exportações para a Europa e países vizinhos diminuíram cerca de 9% em relação a 2019.
No Brasil, as exportações de móveis caíram 2,8% ano a ano em 2020. Entre os países que importam móveis brasileiros do Norte a América foi a exceção onde houve um aumento de 8%.
Isso foi em contraste com as importações da Europa e da América do Sul que caiu 13% e 9%, respectivamente em relação a 2019. Principais consumidores de móveis do cluster de São Bento foram Estados Unidos, França, Reino Unido, Canadá e Espanha.
Para o Sindusmobil (Sindicato da Construção Civil e Móveis Indústrias de São Bento do Sul), o desempenho das exportação de 2020 pode ser considerado positivo considerando o impacto da pandemia no comércio global.
Fonte: ITTO/Remade
Notícias em destaque





