Voltar

Notícias

09
fev
2021
(INTERNACIONAL)
A empresa de graduados recicla pauzinhos em decoração para casa

Em dezembro de 2020, a ChopValue, uma empresa que converte pauzinhos reciclados em decoração para casa, afirma ter desviado 32.167.240 pauzinhos de aterros sanitários. Isso é mais do que o dobro do número de pauzinhos que a empresa afirmou ter resgatado em maio de 2019.

A ChopValue é uma empresa fundada por Felix Böck em 2016 enquanto ainda era um candidato a PhD no Departamento Florestal da University of British Columbia. Em um vídeo ChopValue de 2020, Böck se apresenta como “apenas um lixeiro com um PhD, pelo menos, é o que minha mãe diz”.

Ao longo dos últimos quatro anos, a ChopValue evoluiu para um negócio baseado em franquia. A Böck oferece a potenciais franqueados a criação de uma microfábrica ChopValue turnkey para atender exclusivamente uma área. A premissa básica do conceito de franquia é trabalhar com restaurantes asiáticos locais para coletar pauzinhos usados - principalmente bambu - como matéria-prima. Os pauzinhos são então processados na microfábrica de aproximadamente 2.000 pés quadrados: limpos, revestidos com uma resina não tóxica e prensados a quente e serrados em ladrilhos quadrados. Esses ladrilhos, cada um feito de centenas de pauzinhos, podem ser montados em uma variedade de produtos de decoração para casa, incluindo bases para copos, estantes e tampos de mesa.

ChopValue se refere à sua abordagem de microfábrica como “fabricação descentralizada”, onde bens e produtos são fabricados mais próximos das matérias-primas necessárias. “A fabricação descentralizada tem várias vantagens em relação ao mercado e à flexibilidade do produto. Fábricas menores podem reagir de forma mais espontânea às mudanças nas necessidades do mercado, e produtos adicionais podem ser rapidamente adquiridos em outros locais, quando necessário ”. Além disso, ChopValue observa que sua abordagem de fabricação descentralizada reduz muito o “impacto ambiental” do transporte de matérias-primas e produtos acabados de e para a microfábrica.

ChopValue publicou seu terceiro Relatório de Impacto Urbano em junho passado. Ele não destaca os conceitos de franquia e microfábrica, mas também o compromisso da ChopValue com a gestão ambiental, que vai desde a participação na “economia circular” até sua promessa de permanecer neutro em carbono.

Em janeiro passado, a ChopValue anunciou que havia levantado $ 2,65 milhões em Financiamento Pré-Série A liderado por fundos de franquia, branding e impacto, bem como um grupo seleto de investidores anjo de alto perfil.

O vídeo abaixo, de setembro de 2016, mostra o processo de fabricação de protótipos que Böck desenvolveu no laboratório de produtos florestais da Universidade de British Columbia para converter pauzinhos em azulejos.

Por Rich Christianson

Fonte: Woodworkingnet

Sindimadeira_rs ITTO