Voltar

Notícias

04
fev
2021
(TECNOLOGIA)
A madeira transparente chega mais perto da aplicação no mundo real com um avanço na pesquisa

Cientistas da Universidade de Maryland dizem que criaram um processo mais rápido e fácil para tornar a madeira transparente.

O procedimento padrão envolve embeber a madeira em um tanque de clorito de sódio para remover a lignina da madeira - seu componente estrutural. Mas esse processo requer muitos produtos químicos, pode enfraquecer a madeira e produzir resíduos químicos.

Os pesquisadores dizem que seu novo método melhora o processo significativamente. Em vez de remover a lignina completamente, a equipe encontrou uma maneira de remover apenas as partes das moléculas que lhes dão cor. O primeiro procedimento envolve escovar a madeira com peróxido de hidrogênio. Em seguida, é deixado sob uma lâmpada ultravioleta projetada para simular a luz solar. Após imersão em etanol, os poros da madeira são preenchidos com epóxi transparente.

O resultado? Madeira que é 90 por cento transparente e 50 vezes mais resistente do que a madeira transparente desenvolvida de acordo com o método anterior.

“A madeira transparente é mais leve e mais forte do que o vidro. Ela poderia ser usada para janelas e telhados de suporte de carga”, diz o pesquisador-chefe Liangbing Hu. "Pode ser potencialmente usado para fazer uma casa transparente."

Madeira transparente funcionaria como uma versão melhor do vidro, dizem os pesquisadores, pois consome menos energia para aquecer e resfriar. Também é mais resistente do que a madeira tradicional e pode ser usado no lugar de materiais menos ecológicos, como plásticos.

Uma empresa spinoff chamada InventWood está trabalhando para comercializar a tecnologia.

Por Robert Dalheim

Fonte: Woodworkingnet

Neuvoo Jooble