Voltar

Notícias

27
jan
2021
(BIOENERGIA)
Energia solar por assinatura pode gerar economia de 21 por cento em MG

Sistema permite usar energia solar mesmo sem painéis instalados em casa.

Mais uma companhia está lançando, em Minas Gerais, o serviço que permite obter energia solar mesmo sem painéis instalados em casa. Desta vez, é a empresa nacional Gera Soluções, que atua com comercialização e geração de energia renovável.

Como um plano de assinatura, o cliente paga um valor mensal para “alugar” um lote da fazenda solar e receber os créditos da energia produzida ali para abatê-los na conta de luz. No caso da Gera Soluções, a energia virá de duas usinas fotovoltaicas que estão sendo construídas no território mineiro – de 2,5 megawatts (MW) cada – e devem ser inauguradas entre março e abril deste ano.

Além da redução nas tarifas da conta de luz, que em 2021 deve ficar ainda mais cara, a vantagem é também não precisar fazer o investimento inicial de equipamentos e instalação de um sistema próprio de geração de energia.

A empresa afirma que este será o projeto com o maior desconto em tarifas de energia no modelo de assinaturas do Brasil. A economia estimada é de até 21% aos consumidores.

O serviço será voltado aos que tenham gasto médio com eletricidade igual ou superior a R$ 500 por mês. Ou seja, apesar de atender residências, será mais compensatório a comércios, indústrias e propriedades rurais.

“Temos o objetivo de atender cerca de 400 clientes no primeiro trimestre deste ano oferecendo planos com alta economia para quem não possui espaço ou não pode instalar painel solar no telhado e que deseje economia imediata na conta sem investimento. E, a partir do primeiro trimestre, devemos expandir para atender mais clientes e em outros estados”, afirma Ramon Oliveira, diretor do Grupo Gera.

Os assinantes poderão acompanhar, em tempo real, o consumo e a economia gerada via aplicativo. Além disso, é disponibilizado um consultor especializado para tirar dúvidas e atender as demandas durante a vigência do contrato.

Minas solar

Com alto índice de insolação, somados aos investimentos privados e públicos, Minas Gerais é destaque em energia solar. As pequenas gerações energéticas, para consumo próprio, garantem a posição de liderança no ranking de geração solar distribuída do Brasil.

Em dezembro, o estado superou a marca de 800 megawatts (MW) instalados em telhados, fachadas, terrenos residenciais, comércios, indústrias, propriedades rurais e prédios públicos.

Por

Marcia Sousa

Fonte: Ciclo Vivo

ITTO Sindimadeira_rs