Voltar

Notícias

24
dez
2020
(INTERNACIONAL)
UL certifica Declaração Ambiental de Produto para paletes de madeira dos EUA

De acordo com o NWPCA, os paletes de madeira dos EUA são o primeiro produto a receber um EPD no espaço de embalagem de distribuição.

Os atributos ambientais dos paletes de madeira dos EUA são incorporados em uma nova Declaração Ambiental do Produto (EPD), de acordo com a National Wooden Pallet & Container Association (NWPRCA).

O EPD foi produzido pelo NWPCA com financiamento da Pallet Foundation em conjunto com o Forest Products Lab, o braço de pesquisa do Serviço Florestal dos EUA. O EPD também foi examinado e certificado pela UL.

De acordo com o NWPCA, os paletes de madeira dos EUA são o primeiro produto a receber um EPD no espaço de embalagem de distribuição. A declaração cobre o impacto quantitativo que os paletes de madeira têm sobre o meio ambiente além de suas qualidades reutilizáveis, recicláveis e biodegradáveis.

O estudo EPD de paletes de madeira culminou com a validação de terceiros pela UL. O processo de certificação incluiu uma análise do ciclo de vida (LCA) para medir os impactos das fases do produto de um palete de madeira de coleta, transporte e fabricação de matérias-primas, o uso e reparo do palete, bem como seu uso no final da vida. A LCA também reconheceu que os paletes de madeira podem ter um impacto positivo potencial de carbono líquido por meio da reutilização de materiais de paletes ou da substituição de combustível de madeira de resíduos de paletes utilizáveis por gás natural.

“As descobertas da avaliação do ciclo de vida e subsequente EPD são uma afirmação de nossa crença de que paletes de madeira são realmente embalagens da natureza”, disse Bob Wenner, presidente da Pallet Service Corp. “Além das Regras de Categoria de Produto (PCRs) da UL para paletes de madeira publicado no ano passado, este EPD estabelece os paletes de madeira como líderes em gestão ambiental e fornece uma ferramenta para os usuários de paletes medirem seus próprios impactos. ”

“Esta Declaração de Produto Ambiental (EPD) de paletes de madeira para toda a indústria não é apenas a primeira na cadeia de suprimentos, é um grande passo para validar cientificamente os benefícios dos paletes de madeira”, disse Brent McClendon,

presidente e CEO da NWPCA. “Além das evidências anedóticas, esta pesquisa apóia a sustentabilidade da madeira. Os resultados são algo que todas as empresas de paletes de madeira podem anunciar à sua base de clientes como uma nova ferramenta em seu cinto de ferramentas. ”


Por Rich Christianson

Fonte: Woodworkingnet

Sindimadeira_rs ITTO