Voltar

Notícias

23
dez
2020
(INTERNACIONAL)
Para onde estão indo os preços da madeira?

O que está acontecendo com os preços da madeira? Você tem uma previsão?

Responda. Ótima pergunta, de fato. Acabei de polir minha bola de cristal e aqui está o que vejo. Os preços da madeira para construção de fibra longa estão 183% mais altos agora do que há cerca de dois anos. Eles parecem estar aumentando ainda mais com o forte número de novas habitações de 1,4 milhão de novas residências anualmente. Além da alta demanda, a oferta de madeira serrada é muito restrita. Nos últimos vinte anos, o Canadá forneceu cerca de um terço de nossa madeira para construção, mas isso diminuiu devido a incêndios florestais e outras preocupações ambientais, além da tarifa EUA-Canadá.

Madeiras duras e macias usadas em móveis como o pinho branco oriental parecem atrasar, mas seguem as tendências de madeira macia. As madeiras nobres têm sérios problemas de abastecimento, pois há falta de madeireiros e caminhoneiros (o salário é baixo e as condições de trabalho ao ar livre podem ser brutais).

Além disso, muitas serrarias fecharam durante a recessão, em parte porque compraram toras para o futuro esperando altos preços da madeira, mas os preços caíram. Tudo isso resultou em menos madeira do que precisamos. O que ajudou a manter os preços baixos é que o mercado chinês (talvez 12 por cento das madeiras nobres dos EUA, principalmente de qualidade superior, foram para a China) caiu para quase zero.

Mas, quando o comércio for retomado com a China e outras partes do mundo, o aumento da demanda fará os preços subirem para níveis recordes. Além disso, podemos esperar que as ferrovias precisem de mais dormentes de madeira, o que significa menos madeira e mais dormentes.

Algumas empresas de manufatura de madeira já “viram para que lado o vento está soprando” e compraram grandes extensões de terras florestais para garantir que terão suprimentos de madeira no futuro a um custo muito razoável. Com o custo da madeira em muitos móveis, armários e pisos de madeira sendo 75% do total, controlar os preços da madeira é inteligente.
 

Por Gene Wengert,
 

Fonte: Woodworkingnet

ITTO Sindimadeira_rs