Voltar

Notícias

13
dez
2020
(INTERNACIONAL)
Construção civil e demanda de exportação impulsionam vendas nos EUA

A retomada da construção civil e o aumento das exportações, ambas beneficiadas com o câmbio a depreciação da taxa contribuiu para o início de uma recuperação da indústria de base florestal brasileira. 

Os sinais de recuperação podem ser vistos no preço da madeira. O consumo de madeira caiu em alguns segmentos entre março e maio, mas os preços não foram afetados e a partir de maio houve forte recuperação da demanda. os setores de painéis de madeira e serraria que fornecem móveis e a demanda da construção civil foi a que mais sofreu o máximo da pandemia, mas a recessão não foi forte.

Quanto ao Índice Nacional de Custos da Atividade Florestal (INCAF), este aumentou 1,1% no terceiro trimestre, ante1,2% da inflação medida pelo IPCAa 

Nos últimos 12 meses o índice registrou alta de1,8%, ante 3,1% para a inflação. O combustível, custos de mão de obra , taxas de juros e variações cambiais compõem o índice. No curto prazo, a evolução do INCAF sempre se reflete nos preços da madeira pagos pelaindústrias / fabricantes que dependem muito mais da relação entre oferta e demanda e o nível deconstrução civil nos Estados Unidos.

 

Fonte: ITTO/Remade

ITTO Sindimadeira_rs