Notícias
A produção e o faturamento do cluster de móveis de Bento Gonçalves no Rio Grande do Sul continua em expansão. Nos três primeiros trimestres deste ano o faturamento chegou a R $ 1,5bilhões, um aumento de cerca de 6% em relação ao mesmo período de 2019.
Esse cluster moveleiro representa mais de 25% da receita doEstadoa. O desempenho nos 9 meses até setembro aumentou o emprego e a produção de móveis indústriais. O Sindmóveis (Sindicato das Indústrias do Mobiliário de Bento Gonçalves) diz que esse desempenho se deveu a gradativa retomada das atividades após as intensas restrições à produção e movimento de pessoas, novos adaptação da indústria moveleira ao novo cenário e medidas emergenciais do governo que ajudaram manter o consumo.
No entanto, ainda existem preocupações, diz a associação, especialmente em relação à política e econômica de ncertezas.Também preocupante é o aumento significativo dos custos e atrasos no fornecimento de insumos. Isso se deve principalmente a incompatibilidade entre oferta e demanda, pois as vendas recuperaram mais rápido do que a produção de insumos necessários devido a estoques baixos, bem como custos crescentes de insumos.
O Sindmóveis defende que o setor moveleiro ainda não está totalmente recuperado das crises de 2015-2016 e para retomar os níveis e, em seguida, a propagação da pandemia.O ano de 2019 também não foi um ano bom, houve crescimento em receitas, mas isso não representou necessariamente um crescimento real.
Em 2020, a indústria moveleira foi capaz de se mover para uma recuperação. O número de empregos criados em Setembro fez com que setor superasse os empregos vistos no início de 2020.
Fonte: ITTO/Remade
Notícias em destaque





