Voltar

Notícias

24
nov
2020
(TECNOLOGIA)
O primeiro MDF à base de palha de arroz do mundo é lançado na Califórnia

CalPlant lançou oficialmente Eureka - o primeiro MDF à base de palha de arroz produzido comercialmente, sem adição de formaldeído. “Este é um momento de definição para a família CalPlant e para a indústria como um todo.

Décadas de trabalho nos trouxeram até hoje, quando lançamos Eureka. ” disse Jerry Uhland, fundador e CEO da CalPlant. “Quando a família Boyd e eu começamos a encontrar uma solução, nunca poderíamos ter imaginado que terminaria criando o primeiro MDF baseado em palha de arroz do mundo e, por sua vez, um futuro mais sustentável para o nosso planeta.” Eureka é fabricado com palha de arroz pós-colheita, um produto residual agrícola, e é projetado para corresponder ao desempenho do MDF tradicional à base de madeira em usinabilidade, pintura e resistência, diz CalPlant.

A CalPlant fabrica Eureka na planta da empresa de US $ 315 milhões e 276 acres ao norte de Sacramento. Em plena capacidade, a planta será capaz de produzir mais de 150 milhões de pés quadrados anualmente (base 3/4 ") e usar até 280.000 toneladas de palha de arroz.

Toda a fibra necessária é adquirida em um raio de 25 milhas da planta. “Esta instalação é a primeira desse tipo no mundo em muitos aspectos”, disse Uhland. “Não só terá capacidade de produção para suprir 30 por cento da demanda de MDF da Califórnia, como também reduzirá significativamente o uso de água para inundar os campos de arroz no Vale do Sacramento, reduzindo assim a produção de gases de efeito estufa.

A palha de arroz é uma matéria-prima renovável anualmente, com todo o material para a planta sendo adquirido a cada ano dos produtores de arroz do Vale do Sacramento em um raio de 15 a 40 milhas do local da planta. Empregando uma prensa contínua ContiRoll da Geração 9 Siempelkamp, com 10 pés de largura e 115 pés (35 metros) de comprimento, a CalPlant emprega 140 funcionários em tempo integral com 450 empregos em meio período criados durante o período anual de coleta da palha. A fábrica produz espessuras de MDF de 2,0 mm a 30 mm. Eureka estará disponível comercialmente em 2021.

Por Robert Dalheim,

Fonte: Woodworkingnet

Neuvoo Jooble