Voltar

Notícias

09
nov
2020
(INTERNACIONAL)
Agricultores vietnamitas de acácia sofrem queda acentuada em preço de cavacos de madeira

Madeira e produtos de madeira exportados do Vietnã compreendem móveis de madeira, aparas de madeira, à base de madeira painéis e pellets de madeira. Nos últimos anos, o Vietnã emergiu como um dos maiores exportadores de cavacos de madeira do mundo.

Em 2019, exportou 13 milhões de toneladas BDT de lascas de madeira, principalmente para China e Japão, faturando US $ 1,67 bilhões (18% da exportação total de madeira e produtos de madeira receita).

De acordo com a VNFOREST, o Vietnã teve 192 empresas de lascas de madeira em 2019 com capacidade de produção de 14,9 milhões de BDT.

Devido ao impacto do COVID-19 e do conseqüente declínio da demanda de papel, o preço do lascas de madeira exportadas do Vietnã diminuíram US $ 15 - 18 por BDT nos primeiros oito meses de 2020. 

A matéria-prima para a produção de cavacos de madeira no Vietnã deriva de cerca de 1 milhão de famílias de agricultores, que coletivamente mantêm cerca de 3 milhões de ha de plantações de acácia. Esses fazendeiros, que estão no início da cadeia de valor da madeira de acácia, estão sustentando o perdas causadas pela queda acentuada no preço das aparas de madeira.

Consequentemente, muitos produtores vietnamitas de aparas de madeira decidiram mudar para compensado e madeira laminada. Esses produtos de maior valor agregado espera-se que incentive os agricultores a estender as rotações e produzir toras maiores para marcenaria de alta qualidade.

Fonte: ITTO/Remade

ITTO Sindimadeira_rs