Voltar

Notícias

05
nov
2020
(INTERNACIONAL)
Importação de madeira tropical da UE27 mais forte que o esperado em 2020

O Valor de importação total da UE27 (ou seja, excluindo o Reino Unido) de produtos de madeira tropical e móveis de madeira foi de US $ 1,98 bilhões entre janeiro e agosto deste ano, 14% a menos do que em 2019. Este é um nível significativamente mais alto de importação do que o previsto no início do ano com o “Ótimo Lockdown ”tendo um impacto severo em toda a UE27 economia e do lado da oferta nos países tropicais.

O fato de o comércio da UE27 de produtos de madeira tropical estava esfriando antes mesmo do início do COVID-19 a pandemia torna este desempenho ainda mais notável. O valor das importações da UE27 da madeira tropical e produtos de móveis de madeira a cada mês nos últimos cinco anos, destaca que enquanto as importações caíram acentuadamente em maio deste ano houve uma recuperação muito forte em junho e julho.

Embora as importações tenham diminuído novamente em Agosto, eles estavam em um recorde de cinco anos naquele mês (que normalmente é muito lento durante o verão europeu período de férias). A contínua flutuabilidade relativa do comércio é provavelmente em parte devido à força do setor de bricolagem na UE27 durante o bloqueio com muitas pessoas tomando o oportunidade de realizar trabalhos de reforma da casa.

Em alguns Países da UE27 com restrições menos rigorosas, como a Holanda e Suécia, construção comercial e a atividade manufatureira também continuou, em ritmo mais lento, mas sem interrupção durante a primavera e o verão meses. Com a flexibilização das medidas de lockdown a partir de maio e impulsionado pela introdução de um grande governo medidas de estímulo, a economia acelerou em todo o EU27 no terceiro trimestre.

Os números oficiais do PIB ainda não podem ser publicados (devido no início de novembro), mas de acordo com projeções do Barclays de uma recuperação de 11,5% na área do euro atividade econômica é esperada no terceiro trimestre, liderada por Espanha (17,9% t / t) e França (16,8% t / t). Barclays projeções para rebotes do terceiro trimestre na Itália (12,5% t / t) e Alemanha (8,2% q / q) são menos dramáticos, mas apenas porque a queda inicial no segundo trimestre foi mais silenciado.

As Importações da UE27 também foram impulsionadas pela relativa força do euro nos mercados de câmbio internacionais, a taxa euro-dólar subindo acentuadamente de menos de 1,10 para quase 1,20 entre maio e agosto. A fraqueza do dólar se deve à incerteza na corrida para cima às eleições presidenciais e à severidade do pandemia nos Estados Unidos.

Fonte: ITTO/Remade

ITTO Sindimadeira_rs