Voltar

Notícias

04
nov
2020
(MÓVEIS)
Cluster de móveis continua recuperação após perdas históricas

Uma análise da receita de setembro de 2020 feita pela  Associação das Indústrias do Mobiliário de Bento Gonçalves (Sindmóveis) tem confirmado a continuidade da recuperação no indústria de móveis do RS.

Bento Gonçalves é o país principal cluster moveleiro, com mais de 300 empresas. o cluster gerou receita de R $ 1,31 bilhão entre Janeiro e agosto de 2020, que foi um crescimento nominal taxa de 2,6% em comparação com o mesmo período de 2019. A receita do setor moveleiro atingiu R $ 4,67 bilhões no estado do Rio Grande do Sul como um todo, um queda nominal  de 2,7% em relação ao mesmo período do ano anterior.

O Polo moveleiro de Bento Gonçalves gerou 92 empregos líquidos de janeiro a agosto, alta de 1,6%. a indústria moveleira do estado do Rio Grande do Sul ainda teve saldo negativo de 262 empregos, porém, queda de 0,8% desde janeiro. Março e abril foram os piores meses da história para o Pólo moveleiro de Bento Gonçalves, mas uma recuperação gradativa começou em maio e continua, apesar dos muitas incertezas econômicas à frente.

Apesar da incipiente recuperação da receita, as exportações do Polo moveleiro de Bento Gonçalves caiu 7,3% em janeiro - Setembro de 2020 em comparação com o mesmo período de 2019, para US $ 31,5 milhões. No estado como um todo, a queda foi 19% no mesmo período, ano a ano, para US $ 116,5 milhão.

Em todo o país, as exportações de móveis caíram 10%, ano a ano, US $ 456 milhões. Na análise do Sindmóveis, o melhor desempenho do Polo moveleiro de Bento Gonçalves em relação ao estado de forma geral e nacional deveu-se principalmente às exportações para o Estados Unidos, Peru e Reino Unido.

Apesar do números gerais de exportação negativos, os mercados externos têm mitigou os efeitos da pandemia na receita e desempenho industrial de muitos exportadores de móveis empresas. Além das dificuldades causadas pelas incertezas comerciais e queda nas compras de móveis brasileiros fabricantes estão sofrendo atrasos na entrega de matérias-primas e seu custo crescente.  

Fonte: ITTO/Remade

ITTO Sindimadeira_rs