Notícias
A Alfândega e Proteção de Fronteiras dos EUA (CBP) disse que continuará a bloquear as importações de madeira de Inversiones La Oroza SRL (Oroza), um exportador peruano, com base na madeira extraída ilegalmente encontrada em sua cadeia de abastecimento.
A negação da ordem de entrada do CBP contra Oroza foi definida para expirar este mês. O escritório do Representante de Comércio dos Estados Unidos, Robert Lighthizer, disse: “Esta é a terceira vez que a administração Trump toma tal ação de cumprimento sob o Anexo do Acordo de Promoção Comercial Estados Unidos-Peru (PTPA) sobre Governança do Setor Florestal (Anexo Florestal), mais adiante demonstrando seu compromisso em manter a madeira ilegal fora dos Estados Unidos e fazer cumprir nossos acordos comerciais. ”
O PTPA contém um Capítulo Ambiental e um Anexo Florestal aplicáveis. Inclui a exigência de que o Peru conduza auditorias de produtores e exportadores de madeira específicos e, mediante solicitação do Comitê de Madeira dos EUA, realize verificações de remessas específicas de produtos de madeira.
Em 2016, uma solicitação do Comitê de Madeira para o Peru para verificar se uma remessa de madeira específica de Oroza cumpria todas as leis e regulamentos peruanos aplicáveis revelou que partes significativas da remessa de Oroza não estavam em conformidade com as leis e regulamentos aplicáveis que regem a colheita de e comércio de produtos de madeira. Como resultado, em outubro de 2017, o USTR disse, “a administração Trump tomou medidas sem precedentes para negar a entrada de produtos de madeira e exportações de Oroza.
Até o momento, no entanto, o Governo do Peru não demonstrou, para satisfação do Comitê de Madeira, que Oroza cumpre os requisitos necessários para a colheita e o comércio de produtos de madeira. ” “O presidente Trump leva a sério e prioriza o cumprimento de nossos acordos comerciais”, disse Lighthizer. “Continuamos comprometidos com o comércio e o investimento que aceleram o crescimento econômico e, ao mesmo tempo, protegem o meio ambiente.
Continuaremos monitorando o cumprimento do Peru com suas obrigações de acordo com nosso acordo comercial para garantir que a madeira extraída ilegalmente não seja exportada para os Estados Unidos. ” Oroza é um fabricante diversificado de produtos de madeira, desde madeira serrada a móveis de escritório.
Em seu site, a empresa afirma ter uma certificação FSC-CW (Madeira Controlada) desde 2015 e uma certificação FSC-FM (Manejo Florestal) desde meados de 2017 para uma concessão florestal de 34.500 hectares que fornece a maior parte de sua madeira para processamento .
Por Rich Christianson
Fonte: Woodworkingnet
Notícias em destaque





