Voltar

Notícias

20
out
2020
(GERAL)
Resultados da operação de inspeção ‘Amazônia Viva’

A operação ‘Amazônia Viva’, que faz parte da Estratégia de Comando e Controle da ‘Amazônia Agora’(Amazônia Agora) no plano do Estado do Pará já resultou ema apreensão de mais de 3.000 metros cúbicos de madeira em operações em uma área de cerca de 100.000 hectares.

A ‘Amazônia Agora’ é a principal estratégia adotada para prevenir a colheita ilegal e incêndios florestais que, por sua vez, contribui para diminuir a emissão de gases de efeito estufa.

A operação cobre 15 municípios e a localização do desmatamento é mapeado a partir de dados de satélite fornecidos pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE).

A equipe de implementação do Estado compreende a Força do Estado para Combate ao Desmatamento e Fiscais do Estado da Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade (SEMA).

A equipe fechou recentemente uma serraria clandestina, apreendeu tratores, caminhões, motosserras e madeira. Em agosto, a terceira fase da operação ‘Amazônia Viva’ já teve resultados com redução de 60% no desmatamento nas florestas estaduais em comparação com o mesmo período de 2019.

De acordo com a SEMA a operação ‘Amazônia Viva’ é de esforços anteriores em que é uma operação contínua e está mudando lentamente a cultura do desmatamento no Estado do Pará.

Fonte: ITTO/Remade

Jooble Neuvoo