Voltar

Notícias

17
out
2020
(INTERNACIONAL)
Federais canadenses anunciam US $ 68 milhões para combater o besouro do pinheiro

O governo federal do Canadá investirá mais de US $ 68 milhões para combater o besouro do pinheiro da montanha, uma das pragas mais invasivas nas florestas da América do Norte.

Nativos do oeste da América do Norte, os besouros do pinheiro da montanha destruíram vastas áreas de floresta de pinheiros ponderosa e lodgepole, incluindo mais de 16 milhões de hectares (40 milhões de acres) dos 5 milhões de hectares (12 milhões de acres) de floresta apenas na Colúmbia Britânica.

“O besouro do pinheiro da montanha tem prejudicado nossas florestas, prejudicando nossa economia, aumentando o risco da vida selvagem, reduzindo nossa capacidade de desfrutar dos parques que exibem a beleza natural deslumbrante do Canadá”, disse o ministro de Recursos Naturais Seamus O'Regan. "Somente em Alberta, o besouro do pinheiro está colocando em risco US $ 9 bilhões em madeira de pinheiro. Ele pode chegar a qualquer lugar onde um pinheiro cresça."

Distribuídos ao longo dos próximos três anos, o financiamento inclui:

- $ 60 milhões para o Governo de Alberta para gestão florestal e pesquisa

- $ 6,9 milhões para a Parks Canada para mitigar os impactos dos besouros da montanha, incluindo riscos de incêndios florestais nos Parques Nacionais das Montanhas Rochosas

- US $ 1,5 milhão para Recursos Naturais do Canadá para melhorar seu programa de pesquisa principal

As empresas de produtos de madeira rapidamente se manifestaram em apoio.

"O governo do Canadá deve ser elogiado por sua ação contra o besouro do pinheiro da montanha", disse Jason Krips, presidente e diretor executivo da Associação de Produtos Florestais de Alberta. "O besouro é uma ameaça ao meio ambiente e aos empregos em Alberta e em todo o Canadá. Este financiamento apoiará o trabalho para mitigar a disseminação do besouro e manter florestas saudáveis."

Os besouros do pinheiro da montanha afetam os pinheiros pondo ovos sob a casca. Os besouros introduzem o fungo da mancha azul no alburno que impede a árvore de repelir e matar os besouros atacantes com o fluxo de breu. O fungo também bloqueia o transporte de água e nutrientes dentro da árvore. As árvores hospedeiras são mortas em poucas semanas após um ataque bem-sucedido.

 

Fonte: Por Robert Dalheim - Woodworkingnet

Jooble Neuvoo