Notícias
Em setembro o IBAMA (Instituto Brasileiro doMeio Ambiente e Recursos Naturais Renováveis) lançado SINAFLOR + que é uma versão melhorada do anterior SINAFLOR (Sistema Nacional de Controle doOrigem dos Produtos Florestais) criado em 2012 para garantir controle no manejo da madeira, rastreando-a desde sua origem.
Segundo o Ibama, no sistema antigo a ligação entre a madeira colhida e a árvore na floresta estava feita por amostragem aleatória. No novo sistemaSINAFLOR +, árvores para corte seletivo são 100% identificados por georreferenciamento e todos os produtos podem ser rastreado até o ponto exato a partir do qual o registro foicolhido originalmente. Além de prevenir fraudes, o sistema possui assinatura eletrônica e código QR. O novo sistema visa garantir maior transparência e maior rigorcontrole de madeira e produtos florestais.
O SINAFLOR + também possui um painel de controle integrado para o usuário com ferramentas que vão do histórico (permissão de registro) para busca inteligente, facilitando o gerenciamento de registros de autorizações e pendências pelo empresário. o sistema foi testado desde agosto por mais de 500 usuários treinados, incluindo membros do meio ambiente órgãos e técnicos e fiscais do IBAMA.
Fonte: ITTO/Remade
Notícias em destaque





