Voltar

Notícias

13
set
2020
(INTERNACIONAL)
Setor madeireiro peruano severamente afetado pela pandemia

O setor madeireiro peruano foi severamente afetado poras medidas de isolamento da pandemia e todos os setores produtivos.  Os setores de madeira e móveis são alguns dos mais afetados.Dados de exportação para o primeiro semestre de 2020 mostram que foi apenas em janeiro e fevereiro, quando o comércio não era perturbado, a recessão começou em março. O fechamento de fronteiras, confinamento e outras medidas tomadas em todo o mundo contribuiu para a queda na demanda por produtos de madeira.

As exportações no primeiro semestre de 2020 foram de US $ 28 milhões aqueda de mais de 50% em relação ao mesmo período de 2019 (US $ 61 milhões).O setor madeireiro no Peru contribui com apenas 1% para o PIB, mas fornece cerca de 300 empregos para cada US $ 1 milhão exportado. Em 2019 o setor gerou cerca de 300.000 empregos diretos e indiretos.No primeiro semestre do ano houve queda no valor de exportação de todos os produtos de madeira, como madeira serrada, decks, piso de madeira, compensado, folheados, madeira móveis e peças de móveis de madeira.

Comentaristas escrevem “A realidade peruana não é diferentede outros países da região, por exemplo, no Brasilhouve queda de 43%, no Chile houve queda de24%, no Equador de 20%, porém, o Peru registra o declínio mais acentuado da região ”.

Fonte: ITTO

Neuvoo Jooble