Notícias
O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento(MAPA) autorizou a atribuição de concessões na Floresta Nacional do Amapá (FLONA do Amapá).
Isso foi feito com base nas disposições do Plano Anual de Concessão Florestal (PAOF) 2020 que listou a Floresta Nacional do Amapá entre as florestas públicas federais disponíveis para oncessões. O Serviço Florestal Brasileiro (SFB) é o órgão gestorpara Florestas Públicas Federais e atividades de concessão florestal.
As áreas definidas a serem alocadas foram objeto de avaliação pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) que também forneceu planos de manejo para as áreas.
O ICMBio alocou aproximadamente 58% da área total da FLONA do Amapá para a colheita sustentável e a área alocada será dividida em quatro Unidades de Manejo totalizando 265.000 hectares.
Atualmente, existem 18 contratos de concessão em operação naa esfera federal distribuída em seis florestas nacionais nos estados do Pará e Rondônia que somam mais de um milhão de hectares.
Em média, quatro a seis árvores são cortadas por hectare e a concessionária só pode retornar para a mesma área por colheita adicional após 25 a 35 anos.
Fonte: ITTO
Notícias em destaque





