Notícias
O Serviço Florestal do USDA, em parceria com o Baltimore Wood Project, criou o Urban Wood Workbook projetado para marceneiros, administradores municipais e outros usuários em potencial para "repensar o valor do que muitos consideram ser‘ resíduos de madeira urbana ’”.
Os autores afirmam que a apostila “foi elaborada para ser uma referência prática para profissionais”, incluindo gestores municipais, profissionais do cuidado de árvores, serradores, marceneiros e outros interessados em madeira urbana.
Exemplos específicos e reais de como diferentes tipos de partes interessadas podem abordar o planejamento e esperar se beneficiar do uso de madeira urbana estão incluídos na seção, 'Aplicando o Modelo de Fluxos de Madeira Urbana'. O modelo examina a cadeia de abastecimento de madeira urbana, incluindo a identificação de fontes de materiais de madeira urbana aproveitáveis por meio do uso deles na produção de produtos de madeira com valor agregado. A apostila também inclui dicas para encontrar fontes locais de madeira urbana.
A estrutura e as estratégias da pasta de trabalho são amplamente baseadas nas experiências do Baltimore Urban Wood Project, que foi iniciado em 2012 para desenvolver e apoiar uma economia madeireira regional diversificada que promove a sustentabilidade e cria empregos, especialmente para pessoas com barreiras ao emprego. A estratégia central do Projeto Baltimore é desviar a madeira que muitas vezes é desperdiçada e capturar seu valor. Isso inclui madeira da desconstrução de rowhomes abandonados e madeira “recém-cortada” de operações urbanas de árvores.
“O valor da maior parte da madeira urbana é baseado em características não encontradas em florestas rurais - diversidade de espécies, grande diâmetro ou caráter (falhas)”, observa o avanço da apostila. “A madeira colhida em Baltimore é valorizada principalmente por sua história e estética e está sendo usada para criar móveis e aprimoramentos arquitetônicos excelentes. Desse modo, a madeira capturada nesses esforços complementa a madeira que está sendo produzida no meio rural. Além disso, a madeira colhida em Baltimore às vezes é enviada para comunidades rurais em outros estados para processamento secundário, gerando valor econômico além das fronteiras estaduais. Uma parceria com a Room & Board, empresa de móveis sustentáveis, deu origem à linha de móveis Urban Wood Project. No verão de 2018, a Room & Board reutilizou mais de 16.000 pés de tábua de Rowhomes de Baltimore. Muitos dos produtos são fabricados em Vermont, Pensilvânia e West Virginia. ”
Fonte: Por Rich Christianson
Notícias em destaque





