Voltar

Notícias

26
ago
2020
(SILVICULTURA)
Protetor reduz em 90 por cento a necessidade de água e fertilizantes das árvores

Protetor reduz em 90% a necessidade de água e fertilizantes das árvores

Foto: GSI Supply Inc.

Equipamento protege árvores de mudanças climáticas e garante o fornecimento de água e nutrientes - crescimento aumenta em até 30%

Uma invenção que traz benefícios para os agricultores e para o meio ambiente. Esta é uma boa definição para o Tree T-PEE, um contentor de água e nutrientes feito de plástico reciclado que se coloca na base das árvores, trazendo proteção contra mudanças de temperatura e garantindo a água e os nutrientes necessários para o desenvolvimento saudável das árvores.

Segundo os seus criadores, o uso do Tree T-PEE impulsiona o crescimento das árvores em até 30% e reduz a necessidade de água, e do uso de adubo e fertilizantes em até 90%.

•  Reprodução YouTube

Como nasceu a ideia?

O criador deste sistema, John G. George, trabalhou por décadas em plantações de frutas cítricas na Flórida. Ele e seu pai passavam muitas horas rodeando as árvores mais jovens de terra para protege-las do frio da noite e, no dia seguinte, gastavam mais algumas horas retirando a terra para que as árvores recebessem o calor do sol.

•  Reprodução YouTube

Com base nesta experiência, George desenvolveu uma estrutura em forma de cone que realiza a mesma função da terra. Assim nascia a ideia inicial do Tree T-PEE. Este primeiro cone, no entanto, ainda precisava ser colocado e retirado manualmente.

•  Foto: GSI Supply Inc.

O que George fez então foi aprimorar a ideia e usar a estrutura como uma forma de reter a humidade e os nutrientes na base da árvore, funcionando como uma mini estufa individual para cada planta – as árvores se mantinham sua hidratação, temperatura e conservavam melhor os nutrientes do solo.

Economia de recursos para a natureza e para os produtores

Assim, os cones podem ficar permanentemente na base da cada árvore e sua presença ajuda ainda a potencializar um desenvolvimento saudável para cada uma. O Tree T-PEE foi projetado para árvores entre 1 e 5 anos e vem em duas opções de cor: preto para árvores que precisam de mais calor e branca, para espécies resistentes ao frio. Cada Tree T-PEE pode ser usado de forma contínua por 20 anos.

Uma vez que o equipamento é colocado na base da árvore, sua estrutura de cerca de meio metro de largura e 40 centímetro de altura concentra a água e os nutrientes exatamente onde estes recursos são mais necessários. Com isso os produtores têm uma economia de 90% de água, segundo os fabricantes.

•  A rega acontece diretamente no interior do equipamento, evitando desperdício em áreas onde a água não seria aproveitada pelas árvores.

Reprodução YouTube

Como a estrutura ajuda a manter a temperatura ao redor da árvore, o seu crescimento é acelerado pelo calor. Ainda de acordo com os fabricantes, o uso do Tree T-PEE aumenta em até 30% o crescimento dos cultivos e gera uma produção mais lucrativa.

Neste vídeo (em inglês) alguns produtores e o criador do Tree T-PEE John G. George falam sobre os benefícios do equipamento.

Iniciativa brasileira

O Tree T-PEE é comercializado na Flórida pela empresa GSI Supply Inc. No Brasil, empresas e iniciativas semelhantes desenvolveram estruturas que ajudam no desenvolvimento de árvores saudáveis, como o Nucleário, dispositivo criado por brasileiros que garante a sobrevivência de mudas de árvore em áreas de reflorestamento.

•  Foto: Nucleário

Natasha Olsen

http://www.ciclovivo.com.br

Fonte: Ciclo Vivo

Jooble Neuvoo