Voltar

Notícias

18
ago
2020
(MADEIRA E PRODUTOS)
Exportações de produtos de madeira do Mato Grosso caem 10 por cento

O valor das exportações de produtos de madeira pelas empresas do estado do Mato Grosso caiuram cerca de 10% durante os cinco primeiros meses deste ano em relação ao mesmo período do ano passado, de US $ 59,9 milhões a US $ 53,6 milhões de acordo com o Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços (MDIC) e Federação das Indústrias do Estado de Mato Grosso (FIEMT).

Uma pesquisa relizada pela FIEMT revelou que 90% das indústrias do Mato Grosso sentiu impacto da pandemia na demanda e experimentou um declínio na receita; cerca de 40% daquelas pesquisadas reduziram a produção, 20% iniciou sistema de teletrabalho e 13% tiveram que demitir funcionários.

Segundo produtores da região de Alta Floresta, no estado do Mato Grosso, em março de 2020, as vendas não foram afetadas, mas houve uma paralisação da produção em abril e maio..

O FNBF apontou que a demanda do mercado formal teve um impacto regulatório no setor florestal, uma vez que as vendas são só  possíveis se as empresas tiverem todos os documentação e estão cumprindo com o requisitos de manejo florestal. Por outro lado, madeira extraída ilegalmente entra na cadeia de abastecimento ao longo rotas clandestinas e atrapalha os negócios das empresas que operam legalmente.

 

Fonte: ITTO/Remade

Sindimadeira_rs ITTO