Notícias
As exportações de móveis do Brasil não estão indo bem este ano, principalmente por causa da pandemia e fraca demanda globa.
A balança comercial de móveis melhorou na primeira metade do ano com um superávit de quase 10% comparado a apenas 4,5% no primeiro semestre do ano passado.
Entre janeiro e junho de 2020, as importações de móveis caíram mais de 20% para US $ 250 milhões em comparação com US $ 318 milhões no primeiro semestre de 2019. No entanto, as importações da China caíram apenas 16% e representaram mais de 45% do total da importação de móveis na primeira metade do ano.
As maiores quedas ocorreram nas importações de países que exportam móveis de alta qualidade para o Brasil, como Alemanha (-45%), Itália (-39%) e França (-34%).
No geral, o Brasil importou móveis de 64 países no primeiro semestre, com os 10 principais envios, mais de 86% do total.O estado brasileiro que mais importa móveis é São Paulo, representando mais de 40% do total importado.
Isto é seguido por Santa Catarina, Goiás, mas nenhum superou o crescimento no estado do Ceará, onde, ano a junho, as importações saltaram de US $ 1,9 milhão em 2019 para US $ 4,2 milhões este ano.
Fonte: ITTO
Notícias em destaque





