Voltar

Notícias

07
ago
2020
(MÓVEIS)
Móveis da China representam quase metade das importações totais

As exportações de móveis do Brasil não estão indo bem este ano, principalmente por causa da pandemia e fraca demanda globa.

A balança comercial de móveis melhorou na primeira metade do ano com um superávit de quase 10% comparado a apenas 4,5% no  primeiro semestre do ano passado.

Entre janeiro e junho de 2020, as importações de móveis caíram mais de 20% para US $ 250 milhões em comparação com US $ 318 milhões no primeiro semestre de 2019. No entanto, as importações da China caíram apenas 16% e representaram mais de 45% do total da importação de móveis na primeira metade do ano.

As maiores quedas ocorreram nas importações de países que exportam móveis de alta qualidade para o Brasil, como Alemanha (-45%), Itália (-39%) e França (-34%).

No geral, o Brasil importou móveis de 64 países no primeiro semestre, com os 10 principais envios, mais de 86% do total.O estado brasileiro que mais importa móveis é São Paulo, representando mais de 40% do total importado.

Isto é seguido por Santa Catarina, Goiás, mas nenhum superou o crescimento no estado do Ceará, onde, ano a junho, as importações saltaram de US $ 1,9 milhão em 2019 para US $ 4,2 milhões este ano.

Fonte: ITTO

ITTO Sindimadeira_rs