Voltar

Notícias

23
jul
2020
(EVENTOS)
Jornada de Agrofloresta acontece online e gratuitamente

Aprenda como transformar uma área degradada em uma floresta cheia de vida, capaz de produzir diversos alimentos sem agrotóxicos.

Você sabia que é possível transformar uma área degradada em uma floresta cheia de vida, capaz de produzir diversos tipos de alimentos? Durante a Jornada de Agrofloresta, o permacultor Bento Cruz vai mostrar por que plantar comida sem veneno em harmonia com a natureza virou um ato revolucionário.

As aulas vão ocorrer online de 3 a 10 de agosto. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas até 31 de julho no site Universo da Floresta.

O Universo da Floresta é uma plataforma de cursos na área de sustentabilidade e está organizando a Jornada de Agrofloresta.

Programação da Jornada de Agrofloresta

• 3 de agosto – Agrofloresta: uma revolução
• 4 de agosto – Live no canal do Youtube do Universo da Floresta, às 19h
• 5 de agosto – Como funciona a Agrofloresta
• 6 de agosto – Live no canal do Youtube do Universo da Floresta, às 19h
• 7 de agosto – Como aplicar a Agrofloresta
• 8 de agosto – Live no canal do Youtube do Universo da Floresta, às 19h
• 9 de agosto – Residência de Agrofloresta
• 10 de agosto – Live no canal do Youtube do Universo da Floresta, às 19h

O que é Agrofloresta Sintrópica?

A Agrofloresta Sintrópica (ou Agricultura Sintrópica) é um conjunto de princípios e técnicas que integram em uma mesma área, a produção de hortaliças, frutas e madeira nobre. A Agrofloresta Sintrópica é a prova da generosidade da terra, pois é capaz de curar um solo degradado, praticamente sem vida, e transformá-lo em uma floresta que produz alimentos de forma eficiente e otimizada.

Vantagens da Agrofloresta

O método permite a recuperação de áreas degradadas, protege o meio ambiente e ainda gera renda ao pequeno produtor. O sistema promete ser uma alternativa à monocultura do agronegócio, que depende de agrotóxicos e desmatamentos para produzir.

Os sistemas agroflorestais podem auxiliar na conservação dos solos, das microbacias e áreas florestais. Dessa maneira o homem consegue se inserir no ambiente e passa a aprender com a natureza em vez de entrar em conflito ou destruindo-a.

“É uma grande oportunidade do homem voltar a ser querido pela natureza e ter uma função importante para o planeta”, diz Bento. “Ela promove o despertar de um novo olhar, um novo entendimento da prática agrícola.”

Quem é Bento Cruz

O permacultor Bento Cruz é discípulo de mestre Tupinambá, permacultor indígena, pioneiro em Agrofloresta ao lado do suíço Ernst Gotsch. Ele tem percorrido o Brasil, auxiliando as pessoas que querem deixar as cidades para morar de forma sustentável na roça. A Agrofloresta é um dos caminhos mais viáveis, pois começa a produzir alimentos já no segundo mês.

Fonte: Redação CicloVivo

Neuvoo Jooble