Voltar

Notícias

22
mai
2020
(QUEIMADAS)
Governo autoriza uso da Força Nacional no combate aos incêndios da Amazônia

Emissões de gases de efeito de estufa no Brasil podem aumentar até 20% devido ao aumento do desmatamento na Amazônia. Governo já havia autorizado tropas das Forças Armadas na região.

O governo federal autorizou o uso da Força Nacional por 20 dias no combate aos incêndios na Amazônia Legal, que abrange os estados do Acre, Amapá, Amazonas, Mato Grosso, Pará, Rondônia, Roraima, Tocantins e parte do Maranhão.

A região vem sofrendo uma alta no desmatamento, o que poderá causar aumento das emissões de gases de efeito estufa mesmo com a redução das atividades econômicas devido à pandemia. Segundo um estudo do Observatório do Clima, o aumento previsto é de 10% a 20% no Brasil em 2020 em comparação com 2018, último ano de dados disponíveis.

A portaria com a autorização do uso da Força Nacional foi publicada na edição desta sexta-feira (22) do Diário Oficial da União (DOU), com assinatura do ministro da Justiça e Segurança Pública, André Mendonça. A autorização tem validade imediata até 10 de junho.

A portaria estabelece que o uso da Força Nacional deverá ser planejado em conjunto com as Forças Armadas. Em 7 de maio, o governo do presidente Jair Bolsonaro autorizou o envio de tropas das Forças Armadas para combater incêndios na região.

Nesta quinta-feira (21), a Justiça do Amazonas deu uma decisão que obriga a União a adotar "medidas efetivas e urgentes" para conter a escalada do desmatamento na região. Em nota enviada ao G1, o Ministério do Meio Ambiente (MMA) disse que já cumpre a determinação e não deu detalhes sobre o cumprimento da determinação.

 

Fonte: Por G1

ITTO Sindimadeira_rs