Voltar

Notícias

15
mai
2020
(INTERNACIONAL)
Exportações florestais chilenas caem 24 por cento no trimestre

No Chile, a Corporação Chilena da Madeira CORMA comenta que, apesar de um ligeiro aumento em abril, as exportações florestais chilenas caíram 24% no primeiro trimestre. Em abril, foram comercializados US $ 1.530 milhões, diferentemente dos US $ 2.019 milhões registrados no mesmo período do ano passado.

O presidente da CORMA, Juan José Ugarte, explicou que a demanda em relação a 2019 caiu como resultado do ritmo mais lento da economia mundial, e ele antecipa que o maior impacto da contração devido ao COVID-19 será visto nos próximos meses.

As exportações do setor florestal atingiram US $ 1.530 milhões nos primeiros quatro meses do ano, um número que representa uma queda de 24% em relação ao mesmo período do ano anterior, quando os embarques totalizaram US $ 2.019 milhões, informou o CORMA.

O sindicato florestal indicou que esse resultado reflete o impacto que a guerra comercial entre os Estados Unidos e a China teve nas exportações, que também são os dois principais mercados de destino para as exportações florestais chilenas.

Segundo dados do CORMA, embora o mês de abril de 2020 tenha apresentado uma leve recuperação em relação a março, da ordem de 4%, ainda é prematuro falar em recuperação nos mercados. Nos últimos 12 meses, a queda de preço - que se estabilizou nos primeiros meses deste ano - foi temperada pelo menor declínio no volume total de produtos exportados.

Fonte: Corma

ITTO Sindimadeira_rs