Notícias
Uma pesquisa rápida realizada recentemente pela VIFOREST e associações locais, incluindo HAWA, BIFA, FPA Binh Dinh Associações com 124 empresas, mostra os graves impactos da pandemia na indústria madeireira vietnamita.
Grandes perdas financeiras das empresas Respondendo ao questionário divulgado pela VIFOREST e seus associados, 76% das empresas afirmam estar enfrentando danos pandêmicos e a perda inicial é estimada em VND3.066 trilhões (cerca de US $ 130 milhões); 24% das empresas pesquisadas dizem que não identificaram danos.
A maioria das empresas reduziu a produção, algumas têm que fechar suas fábricas Mais da metade (51%) dos entrevistados afirmam que tiveram que reduzir a produção; 35% das empresas assumem que seus negócios podem ser mantidos por algum tempo, mas a suspensão não pode ser evitada nos próximos dias; apenas 7% das empresas permanecem operacionais.
A situação, no entanto, pode piorar a qualquer momento, porque todo o setor atende aos pedidos deixados a partir de 2019, e nenhum novo foi feito em 2020.
O exército de trabalhadores desempregados / não-remunerados é enorme. A rápida pesquisa mostra que cerca de 45% da força de trabalho empregada nas indústrias de processamento de madeira perderam o emprego devido à pandemia. Das 124 empresas entrevistadas, 105 entrevistados informaram que antes do surto de vírus empregavam 47.506 trabalhadores, mas agora demitiram 21.410.
O ônus dos pagamentos de empréstimos, pagamentos de seguro social, impostos e outros custos é acentuado. 83 entrevistados reclamaram que não podem pagar 178,6 bilhões de VND de seguro social por seus funcionários (VND2,15 bilhões de empresas em média);
50 empresas responderam que não conseguem cobrir VND174.6 bilhões de IVA (equivalente a VND3.49 bilhões por empresa);
O imposto de renda que 64 empresas precisam pagar é de VN212,9 bilhões (VND3,1 bilhões cada), está além de sua capacidade financeira neste momento de crise; 61 empresas tendem a não conseguir lidar com VND44 bilhões de taxas de aluguel de terrenos (em média, VND0,7 bilhões cada empresa tem que pagar);
Os empréstimos pendentes acumulados que 96 empresas precisam liquidar totalizam 6.207 trilhões de VND (VND64,7 bilhões por empresa).
Apoio de emergência / intervenções de resgate necessárias pelo governo O tipo de intervenção de apoio / resgate de emergência pelas empresas pesquisadas pode ser agrupado á a seguir:
Intervenção financeira para apoiar os trabalhadores que perdem seus empregos: 78 empresas pediram ao governo para fornecer apoio financeiro pelo salário mínimo (3,6 milhões de VND por trabalhador por mês) para trabalhadores que perderam temporariamente o emprego.
O governo está pensando em pagar metade desse salário mínimo, enquanto os empregadores podem obter acesso a empréstimos com juros baixos / sem juros para cobrir o restante.
Imunidade / adiamento de impostos e taxas aplicáveis às empresas: 31% das empresas pesquisadas solicitaram ao Governo a isenção de 100% das taxas, incluindo imposto de renda corporativo, IVA, bem como taxas de seguro social e aluguel de terrenos; 31% propuseram reduzir 50% desses impostos e taxas; 15% pediram para reduzir o nível de pagamento atual para 40% ou menos.
Prorrogação do prazo para pagamento de empréstimos pendentes: 30% das empresas pesquisadas tendem a favorecer bancos comerciais, estendendo o prazo para pagamento de empréstimos por um período adicional de 6 meses; 29% preferem uma extensão de 9 meses; 13% pedem um prolongamento de 12 meses; 6% por um período extra de 5 meses.
Redução das taxas de juros de empréstimos aplicadas pelos bancos comerciais atualmente: 52% dos entrevistados propuseram reduzir as taxas de juros anuais de empréstimos para 2-5%; 11% desejam ter taxa de 2%; 5% podem pagar a taxa que varia de 5,1 a 7,0%.
Outros pedidos de emergência: lutando para sobreviver e esperando superar a pandemia em um futuro próximo, além dos pedidos acima mencionados, as empresas também indicam considerações específicas a serem tomadas pelas autoridades relevantes nos níveis central e local, a saber:
• Conselhos de administração responsáveis pela administração de parques industriais para oferecer um ano de isenção do pagamento de manutenção;
• Líderes da província de Binh Duong emitem “livro vermelho” (certificado de uso da terra) para que as empresas que operam em parques industriais provinciais possam deixar a garantia necessária para empréstimos bancários;
• Prorrogação do prazo para pagamento de empréstimos pendentes sem diminuir o rating de crédito da empresa;
• Parar temporariamente de cobrar o IVA sobre mercadorias importadas;
• Reduzir a cobrança pelo carregamento / descarregamento de mercadorias nos portos;
• Suporte temporário aos meios de subsistência dos trabalhadores que não são elegíveis para obter seguro-desemprego e, assim, permitir que as empresas em sofrimento mantenham os trabalhadores para restauração pós-pandêmica da produção;
• Fornecimento de empréstimos comerciais preferenciais necessários para que as empresas mantenham e melhorem a capacidade de produção e obtenham prontidão para o desenvolvimento de negócios enquanto a pandemia termina;
• Apoio para manter o limite de empréstimos de curto prazo
Fonte: ITTO/Remade
Notícias em destaque





