Voltar

Notícias

24
abr
2020
(GERAL)
Myahnmar Pesquisa - Impacto da pandemia no setor madeireiro

1. As usinas ainda estão operando?

Mianmar iniciou o feriado nacional do Ano Novo em 10 de abril e todas as fábricas permaneceram abertas até 9 de abril. Naquela época, o governo pediu "estadia voluntária em casa" e suspendeu as viagens domésticas. Ainda não está claro como Mianmar lidará com a situação quando o período de férias terminar em 19 de abril. As autoridades de Yangon, o centro comercial, não emitiram nenhum conselho sobre qual medida será introduzida após as férias. A maioria dos trabalhadores não retornou à sua cidade natal por causa das restrições de viagem.

2. Os trabalhadores foram demitidos?

Em 10 de abril, nenhum trabalhador havia sido demitido nas indústrias madeireiras. Mas para fábricas que exigem muito trabalho, como na indústria de vestuário, houve demissões. Segundo o embaixador da UE em Mianmar, cerca de 25.000 trabalhadores de mais de 40 fábricas foram demitidos. De acordo com as estimativas fornecidas pela UE, metade dos 700.000 trabalhadores de vestuário do país, a maioria do sexo feminino, correm um grande risco de serem suspensos sem remuneração ou de perderem o emprego permanentemente.

3. Os trabalhadores demitidos recebem pagamentos?

Houve algumas disputas entre o governo, empregadores e sindicatos sobre a necessidade de apoio. No entanto, os efeitos imediatos da pandemia ainda não estão claros, uma vez que as fábricas estão fechadas por causa do feriado de Ano Novo.

4. As empresas já estão recebendo apoio do governo?

O MIC anunciou a disponibilidade de leões sem juros para as PME e mais de 400 se inscreveram com 55 empresas obtendo aprovação. O processamento dos pedidos de empréstimo será reiniciado após o feriado de Ano Novo.

5. Os pedidos foram cancelados?

Na indústria madeireira, alguns pedidos foram adiados, mas é difícil obter dados e fatos precisos. Os compradores da UE suspenderam a maioria das remessas de roupas.

Para as indústrias madeireiras, cerca de 50 a 100 contêineres estão prontos para enviar, mas alguns estão atrasados. O valor dos embarques pendentes é estimado entre US $ 4 e 6 milhões.

6. Os níveis de estoque da fábrica estão aumentando?

Para as indústrias madeireiras, os níveis de estoque não estão aumentando muito, uma vez que as usinas compram toras em pequenas quantidades todos os meses. Para as fábricas de vestuário, os estoques não são altos, uma vez que o principal fornecedor de matérias-primas (China) reduziu os embarques por causa da pandemia.

7. Quanto tempo seria necessário para elevar a produção a níveis pré-crise?

Estima-se que as indústrias madeireiras precisem de no mínimo 2 meses para elevar a produção a níveis pré-crise.

8. Quais serão os principais desafios para aumentar a produção?

O pacote de estímulo financeiro será fator-chave após o controle da pandemia.

9. Os contêineres ainda estão sendo carregados no porto?

No período até o início dos feriados, as operações portuárias foram normais, com alguns sinais de congestionamento.

10. Os contêineres estão prontamente disponíveis?

Sim
 

Fonte: ITTO/Remade

ITTO Sindimadeira_rs