Notícias
O governo introduziu um pacote de estímulo fiscal para o setor manufatureiro que, apesar de geralmente bem-vindo, teve algumas restriçoes.
A Associação Indonésia da Indústria de Móveis e Artesanato (HIMKI) disse que o apoio oferecido, ao mesmo tempo que ajuda as PMEs que trabalham intensamente, não terá impacto nas empresas orientadas para a exportação, onde o problema urgente é a falta de competitividade nos mercados internacionais.
Abdul Shobur, secretário-geral do HIMKI, disse que a indústria aprecia a iniciativa, embora não responda ao principal problema em termos de fortalecimento da competitividade, porque é uma medida temporária.
Em notícias relacionadas, a Diretora Geral de Pequenas, Médias e Diversas Indústrias, Ministério da Indústria, Gati Wibawaningsih, destacou que o ministério está desenvolvendo uma estratégia nacional para aumentar as exportações da indústria moveleira e artesanal, já que a indústria moveleira estava entre as cinco indústrias com o maior crescimento de valor em 2019.
Segundo Gati, estão sendo feitos esforços para garantir o fornecimento de matérias-primas para as indústrias manufatureiras através do desenvolvimento de um Centro de Materiais capaz de fornecer matérias-primas de qualidade.
Gati Gati disse que "este centro de materiais será uma plataforma para consolidar e integrar atividades de logística para pequenos e médios fabricantes de móveis.
Comentando sobre o fornecimento de matérias-primas, o Ministro das Cooperativas e PME, Teten Masduki, disse que, embora as exportações de móveis da Indonésia ainda sejam pequenas, há oportunidades de expansão, pois o país possui matérias-primas domésticas, mas ele admitiu que as cadeias de suprimentos de gerenciamento de matérias-primas precisam ser mais eficiente.
Teten enfatizou que a sinergia entre governo, atores empresariais e associações precisa ser aumentada para um nível superior.
Fonte: ITTO/Remade
Notícias em destaque





