Voltar

Notícias

08
abr
2020
(GERAL)
O Covid-19 coloca a Europa em trancamento e reescreve as previsões econômicas

As previsões econômicas emitidas apenas algumas semanas atrás na Europa, que projetavam um aumento lento este ano no PIB e na atividade comercial de setores críticos para a indústria da madeira, como construção e móveis, precisarão ser completamente revisados em face do surto de Covid-19.

Questões como o Brexit, a aplicação do EUTR, o ritmo mais lento da manufatura na Alemanha e a disputa comercial EUA-China, que apenas algumas semanas atrás pareciam provavelmente liderar a narrativa da mudança na demanda por produtos de madeira tropical na Europa em 2020, levaram resposta aos efeitos transformadores da pandemia.

Nas últimas duas semanas, grande parte da Europa foi bloqueada para controlar a propagação do vírus. Escolas e universidades e a maioria das lojas, bares, restaurantes e outros locais públicos foram forçados a fechar. As pessoas estão sendo ordenadas a permanecer em casa. O transporte público está sendo reduzido a um serviço básico para trabalhadores essenciais.

As atividades de fabricação e construção continuam na Europa, mas a níveis e pressão muito reduzidos estão aumentando para parar completamente, a fim de impedir a propagação do vírus.

Os governos na Europa, como em outros lugares, enfrentam uma escolha difícil de encontrar o equilíbrio certo para a saúde e o bem-estar da população. Se eles interromperem a indústria e a construção, juntamente com os setores de entretenimento e viagens, a recessão resultante poderá causar danos permanentes às suas economias; se não o fizerem, os trabalhadores e trabalhadores poderão adoecer e continuar a espalhar o vírus, prolongando a crise da saúde e a crise econômica.

A resposta à pandemia variou em certa medida em toda a Europa, dependendo em parte das diferenças na cultura política e nos regimes regulatórios e de aplicação, em parte no tempo e extensão da propagação do vírus e em parte na capacidade dos serviços de saúde de responder.

 

Fonte: ITTO/Remade

Sindimadeira_rs ITTO